Alerta

Golpe da falsa pesquisa do Ministério da Saúde sobre covid-19 é aplicado no Tocantins

Contato é por telefone para enganar vítima e clonar aplicativo de mensagens

Por Joselita Matos 1.434
Comentários (0)

04/06/2021 10h23 - Atualizado há 2 anos

Fique esperto! O número de golpes vem aumentando consideravelmente no Brasil durante a pandemia. Quem ainda não caiu em um deles, conhece alguém que, infelizmente, já caiu. E os criminosos estão cada vez mais astutos, utilizando-se de artimanhas que dão credibilidade ao golpe.

A mais recente estratégia que os golpistas estão usando é a realização de uma falsa pesquisa sobre a Covid-19, supostamente realizada pelo Ministério da Saúde.

O golpe

Os criminosos entram em contato telefônico com a vítima, se identifica como sendo do Ministério e afirma se tratar de uma pesquisa sobre a doença. Fazem uma série de perguntas e para confirmar o cadastro da pesquisa é preciso que a pessoa envie o código de seis dígitos que foi enviado por SMS ao seu telefone. Esses dados são usados para registrar o número do WhatsApp da vítima em outro aparelho e, assim, roubar a conta e contatos.

De posse desses contatos, os golpistas começam a entrar em contato com os amigos e familiares para pedir “empréstimos”, dando alguma desculpa de estar impossibilitado de fazer uma transferência em sua conta bancária.

Várias tocantinenses já receberam ligações desses criminosos. Na manhã desta sexta-feira (4), o próprio diretor do AF Notícias e advogado Arnaldo Filho recebeu a ligação do crimonoso e suspeitou imediatamente que seria um golpe. "Inicialmente o criminoso age até de forma convincente sobre a pesquisa, com perguntas relacionadas à pandemia, mas o golpe fica claro quando ele pede um código de SMS que foi enviado para o celular da vítima", explicou o advogado.

Não há pesquisa

O próprio Ministério da Saúde já informou que neste momento não existem pesquisas feitas para acompanhamento de casos de Covid-19 em andamento. Também alerta que não solicita informações pessoais e nem envia códigos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Denuncie

A recomendação é que a pessoa registre um Boletim de Ocorrência, que pode ser feito diretamente na Delegacia Virtual: https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/

Aplicativo de Mensagens

O próprio WhatsApp orienta que usuários nunca compartilhem o código de confirmação do aplicativo recebido por SMS com outras pessoas, nem mesmo com amigos ou familiares. Caso isso aconteça, a empresa recomenda que a pessoa notifique seus contatos.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.