Prisão

Homem que estrangulou jovem no DF estava escondido na casa de parentes em Araguaína

Eliésio tem um histórico de crimes contra mulheres.

Por Redação 2.864
Comentários (0)

19/01/2023 08h23 - Atualizado há 1 ano
A vítima Amanda Santos Pereira, de 21 anos, foi morta estrangulada

Um foragido da Justiça do Distrito Federal por matar uma jovem em Planaltina foi preso na tarde desta quarta-feira (18), em Araguaína (TO). Eliésio Carvalho Ribeiro, de 36 anos, fugiu logo após o crime e estava sendo procurado pela polícia.

A vítima, Amanda Santos Pereira, de 21 anos, foi encontrada morta na madrugada de 14 de dezembro de 2022, em frente a um supermercado, com marcas de violência no pescoço. Ela teria conhecido o suspeito há apenas dois dias, segundo a polícia.

As investigações iniciaram logo após o crime, até que os policiais do DF localizaram o suspeito em Araguaína, escondido na casa de parentes. A partir daí,  acionaram a Polícia Civil do Tocantins e em uma ação conjunta entre as duas forças, o homem foi preso na tarde desta quarta-feira.

“A ação conjunta e integrada foi fundamental para o êxito da operação e para a resposta à sociedade no que se refere a um crime tão grave”, pontuou o delegado Bernardo Pinto, que participou da prisão e prestou apoio em toda a operação, fazendo a intermediação entre as equipes de Araguaína e do DF.

Conforme a PCDF, Eliésio tem um histórico de crimes contra a mulher. Ele é indiciado por lesão contra a ex-companheira. O homem também já foi apontado como autor de estupro.

Segundo a polícia, a jovem havia terminado um namoro há dois dias, tempo em que conheceu o suspeito de assassiná-la. O homem teria chamado Amanda para beber na casa dele.

A polícia acredita que, durante a madrugada, o suspeito tentou manter relações sexuais com a vítima e, após a recusa, a estrangulou até a morte. O corpo de Amanda estava próximo a uma calçada, em frente à casa de Eliésio. Por volta das 5h, enquanto peritos colhiam provas, o homem saiu de casa normalmente e foi trabalhar como pedreiro em uma obra no Plano Piloto. 

O agente de polícia da PCDF, Adonias Ximenes, que é referência na investigação de homicídios, também destacou a importância do trabalho conjunto para o êxito da operação. “O trabalho de investigação se iniciou na 31ª DP de Planaltina, em seguida foi feito contato com a PCTO, cujo apoio foi fundamental para o sucesso da operação. Isso demonstra a importância da atuação conjunta das polícias judiciárias. Agentes, escrivães, delegados, enfim, todos policiais civis envolvidos foram de fundamental importância”, destacou o agente Ximenes.

A operação contou com a participação de mais três policiais do DF, entre eles, o delegado Brunno Oliveira e Silva. Além da delegada regional de Araguaína, Ana Maria Varjal, e do delegado da 2ª DHPP, Adriano de Aguiar Carvalho, com suas respectivas equipes.

Eliésio Carvalho Ribeiro, conhecido como Maranhão, de 36 anos
Eliésio Carvalho Ribeiro estava sendo procurado pela polícia
Momento da prisão do suspeito em Araguaína

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.