Neurocirurgia

Hospital público do Tocantins realiza procedimento inédito em paciente neurológico

Paciente com 54 anos tem malformação arteriovenosa (Mav).

Por Redação
Comentários (0)

10/01/2022 10h33 - Atualizado há 2 anos
O serviço de neurologia e neurocirurgia do HGP conta com profissionais capacitados.

O Hospital Geral de Palmas (HGP) realizou um procedimento inédito de embolização em um paciente com 54 anos, da neurocirurgia, com malformação arteriovenosa (Mav). Este tipo de embolização contou com equipamentos de tecnologia de ponta e uma equipe qualificada do serviço de neurocirurgia, com apoio da equipe da hemodinâmica.

O médico neurocirurgião Endovascular do HGP, Vinicius Bessa explicou que o procedimento feito neste sábado, (08/01), é o primeiro na unidade, realizado em um paciente com malformação arteriovenosa, nos vasos cerebrais.

“Existem várias classificações utilizadas para esta doença. Os principais sintomas da doença são: convulsão, cefaléia e pode apresentar um quadro de acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico. O tratamento da doença pode ser cirúrgico, radiocirurgia ou um tratamento endovascular, este mais utilizado feito por cateterismo, realiza arteriografia cerebral, diagnosticando a Mav e estudando quais são as artérias e veias que fazem parte da má formação, a gente consegue definir uma estratégia de tratamento por via endovascular”, explicou.

O médico especialista ainda ressaltou que, depois que decidiram a estratégia de tratamento, foi utilizado um microcateter apropriado que seleciona a artéria da Mav, e usado um líquido embolizante para ocluir o vaso que está formando a malformação.

O neurocirurgião e coordenador do setor de Neurocirurgia do HGP, Márcio Antônio de Sousa Figueiredo afirmou que “é um procedimento complexo que alia tecnologia e profissionais qualificados do nosso serviço”, disse.

Sobre o serviço

O serviço de neurologia e neurocirurgia do HGP conta com profissionais capacitados e só em 2021, além de procedimentos por embolização, foram registrados cerca 650 outros procedimentos neurológicos na unidade.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.