ILHA DO BANANAL

Indígena morto durante operação fez esposa refém com arma na cabeça, segundo polícia

O homem tinha dois mandados de prisão em aberto.

Por Ronaldo Souza 1.352
Comentários (0)

16/09/2021 14h17 - Atualizado há 2 anos
Indígena foi colocado na carroceria da viatura da Polícia Civil

Um indígena foragido da justiça foi morto pela polícia na manhã desta quinta-feira (16/9) durante uma operação na aldeia Santa Isabel, localizada na Ilha do Bananal. Ele foi identificado como Lourenço Rosemar Filho de Mello.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Tocantins, o homem resistiu à prisão e fez sua própria companheira de refém com uma arma na cabeça.

Conforme a SSP, as equipes do Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote) e da Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (DEIC) se deslocaram até o município de São Félix do Araguaia (MT) para auxiliar a Polícia de Mato Grosso no combate ao crime organizado.

O objetivo era cumprir dois mandados de prisão contra um indígena que morava na aldeia em território tocantinense, no município de Lagoa da Confusão. A operação foi acompanhada pelo coordenador técnico da Funai, Vicente de Paula Rodrigues de Lima.

Segundo o delegado do GOTE, Rildo Barreira, ao chegarem na residência, os policiais foram surpreendidos pelo indígena que estava carregando uma arma de fogo. “Foi anunciado a ação policial, mas o indivíduo saiu da residência com uma arma de fogo apontada para a cabeça de sua companheira, Domícia José Melo, usando-a como refém”, explicou o delegado.

A polícia disse que tentou negociar a soltura da refém e rendição, mas o homem não se rendeu. Segundo a polícia, durante a ação, o homem ficou cada vez mais agressivo e continuou com arma apontada para a cabeça da refém e foi necessário efetuar disparos.

O homem foi baleado, socorrido imediatamente e encaminhado até o hospital de São Félix do Araguaia (TO), mas não resistiu e foi a óbito.

Os indígenas da aldeia criticaram a condução da operação. Eles disseram que havia crianças e idosos no local onde o suposto confronto ocorreu. Um dos moradores, que pediu para não ser identificado, disse que toda a comunidade está com medo. 

Mandados de prisão

Conforme a polícia, o indígena tinha dois mandados de prisão em aberto expedidos pela Comarca de São Félix do Araguaia por tráfico de drogas, homicídio, estupro, roubo e violência doméstica e receptação.

Além da pistola calibre 380 municiada, o agressor tinha um carregador extra e a quantia de mais de R$ 9 mil nos bolsos, que foram apreendidos e levados para a delegacia de São Félix do Araguaia (MT).

Segundo a polícia, o indígena era bastante conhecido na região pela periculosidade que representava, bem como por alardear que jamais se entregaria à polícia.

Além da arma de fogo, foram apreendidos R$ 9 mil nos bolsos do homem

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.