Central 190

Jovem de 21 anos é encontrado morto na porta de casa com corda no pescoço em Ananás

A vítima estava ingerindo bebida alcoólica há mais de uma semana.

Por Márcia Costa 3.699
Comentários (0)

07/12/2020 15h24 - Atualizado há 3 anos
O rapaz foi encontrado na porta de casa

Um jovem de 21 anos foi encontrado morto com uma corda no pescoço na porta da própria casa em Ananás, norte do estado. O caso ocorreu no início da manhã desta segunda-feira (7/12).

Lucas Alves Mascarinho morava com a mãe e tinha problemas com álcool. Segundo informações apuradas, o jovem estava consumindo bebida alcoólica há mais de uma semana.

A Polícia Militar registrou a ocorrência e a perícia compareceu ao local. O corpo foi recolhido ao IML de Araguatins.

Fator álcool relacionado ao suicídio

Apesar de ser um tema delicado é necessário discutir o suicídio, até porque 90% dos casos podem ser prevenidos. Pesquisadores da Universidade São Paulo (USP) estudaram um fator bastante associado a esse problema: o consumo de álcool.

Eles analisaram os exames toxicológicos de 1.700 pessoas que se mataram entre 2011 e 2015 na cidade de São Paulo. Os dados foram coletados do Instituto de Medicina Legal.

30,2% das amostras acusava algum grau de teor alcoólico no sangue. Entre os homens, a porcentagem chegou a 34,7%. Ou seja, aproximadamente um terço das pessoas que tiraram a própria vida havia ingerido pelo menos alguns goles momentos antes desse ato.

Um dos líderes do estudo, Raphael Eduardo Marques Gonçalves afirma que o objetivo era problematizar essa associação para que mais pesquisas sejam realizadas, principalmente na área de saúde mental. “Queremos auxiliar na elaboração e implantação de estratégias preventivas e, assim, reduzir o número de suicídios e dos custos relacionados”.

A Organização Mundial da Saúde recomenda as seguintes ações para a redução, de modo geral, dos problemas relacionados às bebidas alcoólicas:

  • Regulamentação mais rigorosa ou eliminação das propagandas de bebidas alcoólicas

  • Aumento das restrições à disponibilidade das bebidas alcoólicas, reduzindo os horários em que podem ser adquiridas

  • Implantação de leis para dirigir após beber, envolvendo a medida da concentração de álcool no organismo através de pontos de checagem da sobriedade

  • Provisão de intervenções psicossociais breves para pessoas que fazem uso arriscado ou prejudicial de bebidas alcoólicas.

Vítima tinha 21 anos

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.