Júri popular

Membros do PCC pegam até 17 anos de prisão por ataque contra rival em Araguaína

Crime ocorreu no setor Costa Esmeralda em agosto de 2019.

Por Redação 3.231
Comentários (0)

09/08/2021 18h45 - Atualizado há 2 anos
Na época, vítima foi socorrida pelo Samu e sobreviveu

Quatro homens que participaram de uma tentativa de homicídio no ano de 2019, em Araguaína, motivada por uma disputa de espaço entre organizações criminosas, foram condenados a penas que vão de 15 a 17 anos de reclusão, em julgamento ocorrido no dia 5 de agosto.

Os jurados acolheram as teses do Ministério Público do Tocantins (MPTO) e os acusados foram condenados por tentativa de homicídio triplamente qualificado por motivo torpe, emprego de meio que dificultou a defesa da vítima e perigo comum.

Segundo o MPTO, os réus praticaram o crime buscando a hegemonia do Primeiro Comando da Capital (PCC), dado o entendimento de que a vítima pertencia ao Comando Vermelho (CV).

Conforme narrou o Ministério Público, na noite de 5 de agosto de 2019, os réus seguiram em um automóvel até o setor Costa Esmeralda, com o objetivo de assassinar Elias Pereira de Jesus. Ao localizar a vítima caminhando pela rua, um deles efetuou disparos à distância. Elias encontrava-se desarmado e foi atingido de surpresa pelas costas, mas conseguiu correr e se abrigar em uma casa. Na época, ele foi encaminhado para tratamento médico e sobreviveu ao atentado.

Os disparos foram efetuados em área habitada, perto de um parque de diversão, gerando a situação de perigo comum, reconhecida pelos jurados como qualificadora do crime.

Amaurir de Sousa Oliveira foi condenado a 16 anos e cinco meses de reclusão; João Vítor Ribeiro Lopes, a 16 anos e cinco meses de reclusão; Ricardo Santos Lima, a 15 anos e cinco meses de reclusão; e Lucas Lino dos Reis, a 17 anos, seis meses e 11 dias de reclusão.

Na época, após a tentativa de homicídio, os quatro suspeitos fugiram em um carro roubado em direção à BR-153, mas quando chegaram no Setor Barros se depararam com a Força Tática da Polícia Militar. Houve perseguição pelas ruas do setor e os suspeitos só pararam depois que o veículo bateu no muro de uma igreja. Naquela ocasião, três conseguiram fugir e um foi preso em flagrante com uma arma de fogo - João Vítor

Além da tentativa de homicídio qualificada, comum a todos os réus, alguns deles foram condenados também por outros crimes: posse irregular de arma de fogo, porte irregular de arma de fogo, receptação e organização criminosa armada com participação de adolescente.

Na sessão de julgamento, o MPTO atuou representado pela 4ª Promotoria de Justiça de Araguaína, que contou com suporte do Núcleo do Tribunal do Júri do Ministério Público do Tocantins (MPNujuri) – grupo interno que foi composto com o objetivo de auxiliar os promotores de Justiça nas investigações e em processos relacionados a crimes dolosos contra a vida.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.