Metanfetamina

Operação fecha fábrica de droga no Tocantins e prende maior traficante do Norte e Centro-Oeste

Foram apreendidos cerca de 5.000 comprimidos de arrebite.

Por Redação 1.371
Comentários (0)

18/04/2020 17h20 - Atualizado há 4 anos
Armas e comprimidos apreendidos na operação

Uma operação deflagrada neste sábado (18) em São Valério do Tocantins desarticulou um dos maiores fabricantes de metanfetaminas do centro-norte do país.

A operação Nobésio foi realizada conjuntamente pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Tocantins (Gaeco/MPTO), Departamento de Narcóticos da Polícia Civil do Tocantins (Denarc/TO), Comando de Operações de Divisa da Polícia Militar de Goiás (COD/GO) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Durante a operação quatro traficantes foram presos e cerca de 5.000 comprimidos de arrebite, droga ilegal da família das anfetaminas usadas principalmente por caminhoneiros, foram apreendidos. A operação desativou o laboratório usado pelos criminosos e apreendeu armas, além de materiais e insumos usados para a fabricação da droga.

O mentor da operação clandestina é um homem de 35 anos, natural de Goiás. Inicialmente a fabricação ocorrida no interior de Goiás, mas o infrator constantemente mudava a fábrica de cidade. O último local identificado foi em uma fazenda localizada a 10 km do município de São Valério do Tocantins.

Segundo informações do Gaeco/MPTO, o material apreendido era suficiente para fabricação de 20 mil comprimidos. Estima-se que a produção mensal atingia 100 mil compridos e os criminosos faturavam cerca de R$ 100 mil por mês com a venda ilegal de arrebites para cidades dos estados do Tocantins, Goiás, Mato Grosso e Maranhão.

Chamou atenção das forças de segurança o aparato utilizado pelos traficantes. O laboratório possuía máquina de prensagem, formas, embalagens para encarte, máquina de embalagem a vácuo e enorme quantidade de insumos. Além disso, foram encontrados e apreendidos sacos de compridos in natura, prontos para serem embalados e traficados pelos criminosos.

Nobésio

O nome da Operação Nobésio faz referência a um dos princípios ativos da anfetamina. A metanfetamina também é conhecida como rebite, arrebite ou bolinha. A droga é um estimulante que atua diretamente no sistema nervoso central e faz com que as capacidades físicas e psíquicas fiquem mais rápidas por um determinado tempo. Porém o uso de arrebite causa dependência e diversas complicações de saúde, dentre elas, taquicardia, ansiedade excessiva e transtornos de personalidade. 

(Ascom MPTO)

Preso maior fabricante e fornecedor de rebite da região centro-oeste e Norte do país.
Operação envolveu a PRF, PC-TO, PM-GO e MPE-TO
Material apreendido durante a operação
Fábrica clandestina de anfetamina é desarticulada no interior do Tocantins

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.