Poluição sonora

Polícia chegou a receber 80 denúncias por dia de perturbação do sossego em Araguaína

Veículos equipados com grande aparelhagem sonora foram apreendidos.

Por Redação 1.305
Comentários (0)

02/08/2021 09h21 - Atualizado há 2 anos
Veículos apreendidos em Araguaína durante operação contra poluição sonora

As forças de segurança e fiscalização estão atuando firme no combate à poluição sonora e perturbação do sossego alheio em Araguaína. 

Conforme dados da Polícia Militar, os acionamentos ao 190 chegaram a 80 por dia só de perturbação da paz e sossego públicos. Investigações e levantamentos promovidos pela Polícia Civil apontam que a principal causa é proveniente de som automotivo, veículo que usam aparelhagem ilegal.

Na última sexta-feira (30 de julho), agentes da 3ª Delegacia Especializada de Repressão às Infrações de Menor Potencial Ofensivo (Deimpo), com apoio da PM e do Departamento de Posturas (Demup) realizaram uma operação na cidade.

As ações são resultado do planejamento estratégico entre os órgãos envolvidos, diante do grande número de ocorrências e a forma como tais veículos têm atingido a qualidade de vida da população.

"A pandemia potencializou a incidência desse tipo de atividade ilegal, aproveitando-se do direcionamento do esforço das polícias no apoio às medidas contra a Covid-19, ao custo do sacrifício da paz das pessoas, do direito que elas tem de, dentro de suas casas, não serem invadidas pela falta de educação e limites desses infratores”, ressalta o delegado Fernando Rizério Jayme.

Em poucas horas, foram apreendidos cinco veículos equipados com grande aparelhagem sonora e vários outros foram multados, guinchados e levados até o pátio municipal, onde só serão liberados após a regularização. Os veículos que tiverem denúncias de reclamação ou que sejam alvo de investigações do tipo, serão apreendidos criminalmente para apuração em processo criminal, podendo ocorrer a perda da aparelhagem sonora.

Conforme o delegado, as operações serão realizadas constantemente, com dias e horários diversos, tendo como alvos tanto veículos com som adaptado ligado em trânsito quanto estacionados, já que a utilização desse tipo de som é totalmente proibida pelas legislações.

A Polícia Civil explica que a medição por decibelímetro é desnecessária para apreensão, mas caso o som esteja em volume superior aos 85 decibéis, o responsável será preso em flagrante por crime ambiental, cuja pena alcança os 04 anos de prisão.

Denúncias podem ser direcionadas ao canal do 190, 197 ou da Demupe.

Caminhonete apreendida com som automotivo

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.