Operação

Polícia faz buscas na casa de influenciador digital em Palmas em investigação sobre rifas ilegais

Jovem está sendo investigado por realizar rifas digitais, prática considerada ilegal no Brasil.

Por Redação 2.414
Comentários (0)

22/09/2023 10h15 - Atualizado há 7 meses
Conforme a polícia, desde março, o influenciador realizou mais de 20 rifas digitais,

Mais um influenciador digital de Palmas está sendo investigado pela Polícia Civil por envolvimento na prática de rifas digitais. Na manhã desta sexta-feira (22/09), policiais da 4ª Delegacia de Polícia de Palmas e da Deleagro cumpriram um mandado de busca e apreensão na casa do jovem de 22 anos.

Na residência do influenciador, foram encontrados R$ 14 mil em espécie, um carro Audi RS3 avaliado em R$ 144 mil, um jet ski, dois smartphones iPhone 14 Pro Max e relógios. O jovem estava sendo investigado desde março por ter realizado mais de 20 rifas digitais, prática considerada ilegal no Brasil. 

O delegado Rodrigo Saud afirmou que o jovem também pode responder por lavagem de dinheiro. "Todo o material apreendido hoje será encaminhado para a perícia. Se for comprovada a lavagem de dinheiro, a pena pode chegar a 10 anos, além de multa."

Entenda por que as rifas digitais são ilegais

O sorteio de rifas só pode acontecer se for autorizado pela Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria do Ministério da Economia (Secap/ME) na modalidade filantrópica, ou seja, para a manutenção de entidades ou ações sem fins lucrativos.

As instituições podem requerer junto à Secap a autorização para realizar o sorteio, porém, devem cumprir uma série de requisitos estipulados pela Secretaria e ao fim, realizar a prestação de contas sobre o valor arrecadado. 

A entidade que recebeu os valores deverá informar para qual fim o dinheiro foi destinado, por exemplo, se foi para pagar contas da instituição ou para alguma ação. Outro critério é que o dinheiro das vendas seja depositado em uma conta bancária em nome da instituição filantrópica. 

A Polícia Civil alerta que o fato de ter a autorização não quer dizer que o processo está legal, é preciso fazer o uso correto da autorização, cumprir as exigências e prestar contas após o sorteio. 

Objetos apreendidos na casa do influenciador digital

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.