Tocantins

Após ouvir 15 pessoas, polícia faz buscas por suspeitos de vazar imagens de nudez na internet

Em dois procedimentos investigativos, mais de 15 pessoas foram ouvidas.

Por Redação 1.484
Comentários (0)

24/08/2023 14h47 - Atualizado há 8 meses
Operação da Polícia Civil

A 2ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAMV) de Augustinópolis realizou diligências no município de Ananás com o objetivo de identificar os autores de dois crimes de divulgação de imagens de nudez sem o consentimento das vítimas.

As diligências ocorrem desde a última terça-feira (22) no contexto da operação ‘Shamar’, que tem intensificado as ações de combate a violência contra a mulher. 

Os crimes tiveram como vítimas adolescentes que haviam encaminhado vídeos íntimos aos seus respectivos relacionamentos e estes divulgaram os materiais recebidos, conforme explica a delegada Daniela Caldas.

“É importante lembrar que não é só a pessoa que tem o relacionamento que deve ser punido, mas todos aqueles que, de alguma forma, compartilham o material. Nestes dois procedimentos, mais de 15 pessoas foram ouvidas porque houve várias distribuições, o que gerou grande constrangimento para as vítimas. O procedimento já está na fase final para que seja remetido à Justiça”, ressaltou. 

Ainda nesta quinta-feira (24), a DEAMV está prestando apoio em Nazaré, efetuando diligências com objetivo de averiguar o cumprimento de medidas de proteção de urgência que foram concedidas no município.

NO SUDESTE

As ações da Operação Shamar também seguem a todo vapor na região sudeste do Tocantins, sob a coordenação da delegada Vanusa Regina de Carvalho Nunes, titular da 11ª Delegacia de Atendimento à Mulher e Vulneráveis de Arraias). Até o momento foram instaurados sete inquéritos policiais, sendo um já concluído, realizadas 12 oitivas, bem como realizado o monitoramento de 12 medidas protetivas de urgência.

As equipes iniciaram os trabalhos na última segunda-feira (21), percorrendo os municípios de Dianópolis, Novo Jardim e Rio da Conceição. “Estamos fiscalizando todas as situações de cumprimento de medidas protetivas de urgência na região, instaurando inquéritos quando necessário e fazendo ações educativas como palestras, à exemplo da palestra que realizamos para mulheres no município de Novo Jardim”, destaca a delegada.

Durante a palestra, a delegada Vanusa falou sobre a criação da Lei Maria da Penha, quais os tipos de violência doméstica e familiar e quais os canais de denúncia. “É importante que as mulheres saibam reconhecer se estão ou não sofrendo algum tipo de violência e saberem que a Polícia Civil está aqui para ajudá-las a sair desse ciclo de violência”, ressalta. 

As ações resultaram ainda na expedição de três ofícios, 17 boletins despachados e seis ordens de missões expedidas. “Na parte da tarde de hoje, vamos dar continuidade às ações de fiscalização de medidas protetivas”, informa.

‘Shamar’

A operação ‘Shamar’ objetiva combater o feminicídio e as violências doméstica e familiar e segue até o dia 15 de setembro abrangendo todos os 139 municípios. 

Estão previstas para ocorrer durante o período da operação ações educativas, preventivas, ostensivas e repressivas; ampliação de investigação de crimes de violência doméstica e feminicídio; reforços de efetivo às Delegacias da Mulher (DEAMs) e/ou envio de equipes das DEAMs para atuar em outras localidades, no sentido de promover um atendimento mais célere e especializado; contabilização do volume de procedimentos instaurados e concluídos, bem como prisões em flagrantes, pedidos de medidas protetivas e outros indicadores da violência doméstica contra a mulher no Tocantins.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.