Porto Nacional

Homem é preso por armazenar centenas de embalagens de agrotóxicos dentro de residência

Responsável pela residência alegou trabalhar com reciclagem.

Por Redação
Comentários (0)

30/06/2023 14h47 - Atualizado há 9 meses
Vasilhames armazenados irregularmente

Um homem de 44 anos foi preso por descartar vasilhames de defensivos agrícolas dentro de uma residência em Porto Nacional, região central do Tocantins, nesta sexta-feira (30).

O crime está previsto no artigo 15 da Lei 7.802/1988, que estabelece pena de 2 a 4 anos de reclusão para esse tipo de infração.

A residência fica localizada no bairro Jardim dos Ypes, e estava sendo utilizada clandestinamente para o descarte irregular de vasilhames vazios de defensivos agrícolas diversos. No local, os policiais constataram aproximadamente 160 kg de embalagens vazias, que foram jogadas ao solo, desrespeitando a legislação em vigor.

Durante a investigação, o responsável pela residência alegou trabalhar com reciclagem, porém um laudo pericial confirmou a presença de recipientes plásticos de diversos herbicidas dispostos diretamente no solo.

O delegado Gustavo Henrique ressaltou a importância do uso responsável de defensivos agrícolas na cadeia produtiva do agronegócio e reforçou o manejo correto do produto. "O uso indevido desses produtos pode acarretar danos tanto para o ser humano quanto para o meio ambiente, por isso, tanto o manejo quanto o descarte devem ser realizados em conformidade com a legislação vigente", afirmou.

A investigação segue em andamento. Na segunda fase, buscará identificar a procedência desses materiais, averiguando se foram adquiridos de forma legal ou ilícita.

Pena de 2 a 4 anos de reclusão para esse tipo de infração

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.