Operação Malha Fina

Quatro entidades sociais recebem 650 kg de peixes apreendidos em operação do Naturatins

Nesta etapa, Operação Malha Fina apreendeu 1.495 kg de pescado.

Por Redação
Comentários (0)

05/04/2023 09h23 - Atualizado há 1 ano
Doações foram realizadas nesta terça-feira, 4 de abril

Na semana da Páscoa Cristã, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) fez a doação de 650 kg de pescado para quatro entidades sem fins lucrativos.

O pescado doado é resultado de mais uma etapa da Operação Malha Fina, realizada pela entre os dias 28 de março e 3 de abril, nos municípios de Palmas, Porto Nacional, Miracema e Lajeado.

A ação resultou na apreensão de 1.495 kg oriundos do Lago da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães (UHE Lajeado) e autuação de R$ 21.140,00. Da quantidade apreendida, 845 kg foram inutilizados no aterro sanitário de Palmas por estarem impróprios para consumo.

Foram beneficiadas com as doações as seguintes entidades: Lar Batista FF Soren, da Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira; Liga Feminina de Combate ao Câncer; Casa de Apoio Vera Lúcia Pagani e Primeira Igreja Batista de Palmas (Sibapa).

Conforme o chefe da equipe de fiscalização do Naturatins, o fiscal ambiental Jusley Caetano da Silva, todos os envolvidos com a prática ilícita foram devidamente identificados, tendo sido lavrados autos de infração e instaurados processos administrativos. Além do pescado, foram apreendidos veículos, tais como caminhonete e caminhão.

A ação teve o apoio da equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) da Vigilância Sanitária de Palmas. Jusley reforça que todo material apreendido, que é proveniente de crime ou ilícito ambiental, fica armazenado no almoxarifado da autarquia.

A Operação Malha Fina busca coibir a pesca predatória e verificar se os pescadores profissionais estão cumprindo as determinações da Portaria Conjunta nº 01/2023 do Naturatins, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Secretaria de Turismo (Setur) e Secretaria da Pesca e Aquicultura (Sepea) e da Portaria nº 97/2018 do Naturatins, que estabelece normas e procedimentos de licenciamento ambiental para o trânsito e comercialização de pescado, além da Instrução Normativa Interministerial (INI) do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e Ministério do Meio Ambiente (MMA) nº 13/2011 que rege sobre os detalhes legais da pesca profissional.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.