Investigação da Denarc

Servidor público e esposa são indiciados por abastecer comércio ilegal de munições em Araguaína

Polícia apreendeu mais de 500 munições intactas de calibres diversos na casa do servidor.

Por Redação 2.523
Comentários (0)

19/07/2023 18h43 - Atualizado há 9 meses
Polícia apreendeu centenas de munições na casa do servidor público

Um servidor público de 51 anos, e a esposa foram indiciados pelo crime de comércio ilegal de munições em Araguaína. O inquérito policial que apurava o caso foi concluído nesta terça-feira (18/7) pela 2ª Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos (2ª Denarc).

O delegado-chefe da unidade, José Anchieta de Menezes Filho, afirmou que os indiciamentos são resultado de um minucioso trabalho investigativo onde ficou comprovado que o servidor comercializava grande quantidade de munições e de forma indiscriminada, vendendo para quem o procurasse e demonstrasse interesse na compra. “Além disso, ele também mantinha uma oficina anexa à própria residência, onde comercializava peças de veículos automotores de origem criminosa”, disse o delegado.

Início das investigações

Segundo a polícia, as investigações sobre o crime foram iniciadas em junho de 2020, quando as equipes da 2ª Denarc prenderam um casal por tráfico e posse ilegal de munições.

Com aprofundamento das investigações, os policiais civis descobriram que o homem preso fazia parte de uma facção criminosa e havia adquirido munições de uma terceira pessoa. Desse modo, as investigações foram aprofundadas e identificou o servidor público como sendo o fornecedor de munições de calibres variados para uma extensa gama de compradores de Araguaína.

Mais de 500 munições

Após a identificação do possível vendedor de munições, o delegado José Anchieta representou junto ao Poder Judiciário por um mandado de busca e apreensão na residência do servidor público, onde foram localizadas mais de 500 munições intactas de calibres diversos, além de um motor roubado de uma motocicleta e uma moto de propriedade do servidor, mas que estava com motor que pertencia a outro veículo.

Na oportunidade, os policiais civis também apreenderam peças de armas, além dos veículos que eram de origem criminosa, restando demonstrado que o servidor público, com o conhecimento e ajuda de sua esposa, estava comercializando munições de forma contumaz há muito tempo na cidade e também estava vendendo peças de veículos.

Indiciamentos

Com base nas investigações, o inquérito foi concluído com o indiciamento do servidor público pelos crimes de comércio ilegal de munições e também receptação, uma vez que ele não conseguiu comprovar a origem dos bens apreendidos durante a operção policial. A esposa dele também foi indiciada pelo crime de comércio ilegal de munições, uma vez que tinha conhecimento e auxiliava na venda dos projéteis, conforme foi comprovado durante as investigações.

Desse modo, com o encerramento das investigações, o inquérito foi remetido ao Poder Judiciário com vistas ao Ministério Público Estadual para a adoção das medidas legais cabíveis.

Para o delegado Anchieta, os indiciamentos são de suma importância, uma vez que durante muito tempo, o investigado promoveu a comercialização de centenas de munições, sendo que muitas delas foram parar nas mãos de criminosos e podem ter sido utilizadas em vários tipos de crimes, inclusive homicídios, em Araguaína.

“As investigações da Polícia Civil demonstraram cabalmente que se tratava de um comércio ativo e que era praticado há muito tempo, onde o investigado, com a ajuda da esposa, vendia munições de forma indiscriminada para qualquer pessoa que o procurasse o que sem dúvida abastecia também criminosos nas prática delituosas na cidade. Desse modo, com  a conclusão do inquérito, espera-se que os dois autores sejam condenados pela Justiça e possam responder pelos crimes que cometeram”, disse o delegado Anchieta.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.