Palmas

Suspeito de matar vendedor na Praia da Graciosa é preso e investigação aponta crime passional

Vítima estava guardando um veículo de aplicativo na ocasião.

Por Redação 1.246
Comentários (0)

01/11/2023 16h26 - Atualizado há 5 meses
Vinicius Lucas Ferreira era vendedor e tinha 28 anos

As polícias Militar e Civil prenderam, no final da manhã desta quarta-feira (1º), um jovem de 27 anos suspeito de praticar um homicídio na orla da Praia da Graciosa, em Palmas, na madrugada de 30 de setembro deste ano.

A vítima é o vendedor Vinícius Lucas Ferreira da Silva, de 28 anos, que foi surpreendido pelo criminoso e alvejado por vários disparos de arma de fogo.  

Após levantamento de informações da Polícia Militar e da Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa de Palmas (DHPP), o suposto autor foi localizado em uma conveniência de um posto de combustível na quadra 501 norte. 

Com o suspeito, os policiais militares encontraram uma pistola de origem turca com numeração raspada e calibre 9mm, que é de uso restrito.  

O crime e investigações 

Conforme as investigações conduzidas pela DHPP, por volta das 4h40, no local havia certa aglomeração de pessoas dançando, ouvindo som alto e ingerindo bebida alcoólica. Vinícius Lucas estava com amigos e familiares, quando suspeitos em um veículo branco se aproximaram e efetuaram vários disparos de armas de fogo contra a vítima. Testemunhas ouvidas pela equipe da DHPP disseram que os autores do crime já chegaram atirando contra Vinícius. 

Imagens de câmeras de monitoramento existentes nas proximidades do local do crime foram colhidas, o que possibilitou identificar o veículo usado pelos autores como sendo um Fiat Argo, de cor branca. Eles saíram em fuga em alta velocidade da Orla 14 para a Avenida NS-15, sentido região norte da cidade.

Diligências

As diligências policiais indicaram o jovem de 27 anos como o possível autor. Ele possui condenações por homicídio e tráfico de drogas. Na ocasião do crime, estava cumprindo pena em regime semiaberto com monitoramento por tornozeleira eletrônica.

Já com o veículo identificado durante diligências pela região norte da capital, no dia 4 de outubro, os policiais avistaram o veículo com duas pessoas a bordo. Ao perceberem a aproximação da polícia, elas tentaram empreender fuga, sendo parados nas proximidades da quadra 607 Norte. O jovem preso nesta quarta-feira era um dos ocupantes do veículo. 

Aos policiais, ele relatou que havia alugado o carro três semanas antes, que tentou fugir por ser monitorado e estar fora de domicílio, e que sua tornozeleira eletrônica estava com defeito, já tendo solicitado a troca. A equipe então o conduziu para a troca do equipamento.

“Nessa abordagem, ele disse que não fazia mais parte da organização criminosa, no entanto, levantamentos feitos por nossa equipe constataram que ele ainda é membro da organização criminosa e considerado extremamente perigoso, sendo apontado como uma das lideranças desse grupo”, destacou o delegado Eduardo Menezes. 

Condenado por tráfico e homicídio, após cumprir boa parte da pena em regime fechado, ele obteve direito à progressão de regime passando para o semiaberto em prisão domiciliar e monitorado por tornozeleira eletrônica. Mas conforme apurado, frequentemente o aparelho deixava de funcionar, o que levanta suspeitas de danos ao equipamento, inclusive três dias depois de ser trocado, o novo aparelho parou de funcionar.

Motivação

As investigações também apontaram que o crime teria sido passional. “Um relacionamento extraconjugal entre a esposa de Vinícius e o autor motivou desavenças e troca de ameaças entre os dois. Dias antes do crime, vítima e autor tiveram uma discussão, ocasião em que ele ameaçou matar Vinicius”, explica o delegado Eduardo Menezes.

Pistola apreendida
Pistola apreendida

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.