E agora?

24 cidades do Tocantins aplicaram vacinas vencidas da AstraZeneca; total de 537 doses

Aparecida do Rio Negro foi a cidade que mais aplicou, 313 doses no total.

Por Conteúdo AF Notícias 5.954
Comentários (0)

02/07/2021 16h09 - Atualizado há 2 anos
Foram aplicadas mais de 500 doses vencidas no Tocantins

Uma reportagem da Folha de São Paulo, divulgada nesta sexta-feira, 2 de julho, aponta que milhares de pessoas tomaram vacinas vencidas contra a Covid-19 no Brasil. No Tocantins foram aplicadas 537 doses em moradores de 24 municípios, todas fora do prazo de validade.

De acordo com a reportagem, pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do país, o que compromete a proteção contra a Covid-19. Os dados constam em registros oficiais do Ministério da Saúde.

Até o dia 19 de junho, os imunizantes com prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros. A campeã no uso de vacinas vencidas é Maringá, reduto eleitoral de Ricardo Barros (PP), líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados. A cidade paranaense vacinou 3.536 pessoas com o produto da AstraZenec fora da validade (primeira dose em todos os casos).

No Tocantins

Dentre as cidades tocantinenses que mais aplicaram doses vencidas estão: Aparecida do Rio Negro (313), Miracema (59), Jaú do Tocantins (39), Mateiros (26), Palmas (39), Pequizeiro (11), São Félix (11), e Araguaína (10).

Onde foram aplicadas em Araguaína

No caso de Araguaína, as doses vencidas foram aplicadas todas no dia 13 de abril nas UBS dos setores Couto Magalhães (1 dose), Nova Araguaína (1 dose) e Dr. Francisco Barbosa de Brito (8 doses).

Confira os municípios tocantinenses

Os municípios que aplicaram doses vencidas são: Aparecida do Rio Negro, Miracema, Jaú do Tocantins, Mateiros, Palmas, Pequizeiro, São Félix, Araguaína, Cristalândia, Presidente Kennedy, Pium, Tocantínia, Dois Irmãos, Porto Nacional, Gurupi, Santa Fé, Augustinópolis, Piraquê, Bandeirantes, Xambioá, Peixe, Abreulândia, Palmeirópolis, Araguacema.

Doses da AstraZeneca

A maioria (70%) das doses aplicadas depois da validade é de um mesmo lote do Instituto Serum, identificado como "4120Z005". O bloco venceu em 14 de abril, mas continuou sendo aplicado depois dessa data pelo país.

No total, são 139.911 doses vencidas de oito lotes da vacina AstraZeneca. Sendo que 25.935 doses foram aplicadas fora da validade e outras 113.976 doses não tinham sido ministradas até 19 de junho.

A AstraZeneca e a Pfizer duram até seis meses. A Janssen, com validade original definida em três meses, agora pode ficar armazenada por até quatro meses e meio. A Coronavac tem duração de um ano —o primeiro lote dessa vacina utilizado no Brasil venceria somente em novembro.

AstraZeneca é a vacina mais usada no Brasil. Ela responde por 57% das doses aplicadas neste ano. A imensa maioria foi utilizada de acordo com as orientações do fabricante.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.