Boa notícia

Chile abre mercado para limão tahiti produzido no Tocantins e impulsiona fruticultura

Unidades devem procurar o Mapa para exportação dos produtos.

Por Redação 1.257
Comentários (0)

09/02/2022 10h34 - Atualizado há 2 anos
Abertura de mercado foi anunciada nesta quarta-feira

O Tocantins vai poder comercializar diretamente como o Chile os frutos frescos de limão tahiti produzidos no estado, a partir desta terça-feira (8). Isto porque o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) comunicou a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) do Tocantins a abertura de mercado do Chile para este tipo de fruto. 

O presidente da Adapec, Paulo Lima, comemorou a decisão afirmando que esta é mais uma oportunidade para o crescimento da fruticultura no Estado. “Atualmente produzimos este limão no Projeto Manuel Alves, mas com a abertura deste mercado cremos que surgirão outras unidades produtoras, e com isso, a fruticultura tende a crescer no Tocantins, contribuindo para a geração de empregos e renda,” destacou Paulo Lima.

Segundo a gerente de Avaliação, Controle e Fiscalização Vegetal, Lidiana Lira Vieira, os produtores interessados em comercializar estes frutos com o mercado chileno devem seguir as determinações da resolução 7480/2021 do governo do Chile. “Além disso, deve cadastrar suas unidades de produção na Adapec e procurar o Mapa para que possam exportar estes produtos,” explicou Lidiana.

A Adapec é o órgão estadual responsável por garantir a sanidade dos produtos vegetais nas lavouras, visando o controle de pragas quarentenárias e controlar o trânsito de vegetais, por isso, possui papel fundamental neste processo. Cabe também à autarquia, realizar o cadastro das Unidades de Produção, monitorar as pragas quarentenárias e fiscalizar o procedimento do limão taiti.

A Agência emite a Permissão de Trânsito Vegetal (PTV), documento obrigatório em caso de deslocamento do fruto produzido no Tocantins para outros estados brasileiros. Para a exportação para fora do país é necessária a emissão do Certificado Fitossanitário (CF), que é feito pelo Mapa.

O Tocantins já possui o status fitossanitário sem ocorrência da praga cancro cítrico que atacam as espécies de citrus (laranja, limão e tangerina).

Limão tahiti 

Segundo a Embrapa, o 'Tahiti' é uma das espécies cítricas de maior importância comercial no Brasi, estimando-se que sua área plantada atualmente ultrapasse 30 mil hectares. O estado de São Paulo é o primeiro produtor nacional, contribuindo com quase 70% do total. É uma planta de porte médio a grande, vigorosa e quase sem espinhos. A folhagem é verde densa, com folhas de tamanho médio.

nspetores da Adapec durante monitoramento de pragas dos citros no Projeto Manuel Alves

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.