Ana Paula Lopes

Acadêmica de Psicologia, primeira-dama de Araguaína reforça cuidados com a saúde mental

Ana Paula participou de palestras e várias outras atividades do Setembro Amarelo.

Por Redação 625
Comentários (0)

03/10/2022 15h25 - Atualizado há 1 ano
Ana Paula Lopes

Com o tema ‘Agir Salva Vidas’, a Prefeitura de Araguaína encerrou as ações do Setembro Amarelo, mês dedicado a prevenção ao suicídio, na última sexta-feira, 30 de setembro.

Um evento realizado na Via Lago teve a participação de centenas de pessoas e contou com apresentações musicais de artistas locais e tendas com a presença de profissionais que tiraram dúvidas sobre o serviço prestado pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da cidade.

A primeira-dama de Araguaína e graduanda em psicologia, Ana Paula Lopes, reforçou a importância da atenção à saúde psicológica que o município oferece. “Eu já estive do lado de lá e sei o quanto é desafiador não se deixar levar pelos sintomas que, muitas vezes, querem te jogar contra a sua própria vida. Somos privilegiados por ter uma gestão que se preocupa e oferece diversos atendimentos que contribuem muito para a recuperação das pessoas que enfrentam a realidade das doenças mentais”, disse.

Cuidar para salvar

A dona de casa Elenice Francisca da Silva, 43 anos, moradora do Setor Araguaína Sul, passou a dar mais atenção aos assuntos relacionados à saúde mental após presenciar a morte do filho de uma amiga. “Ele tinha 20 anos e foi uma dor enorme a todos que acompanharam e lutaram para que ele se recuperasse da depressão. Hoje, a qualquer sinal de alguém perto, já encaminho a um atendimento e ofereço suporte como posso”, afirmou.

Serviços disponíveis

Entre os atendimentos gratuitos disponíveis à população de Araguaína, estão os Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que contam com profissionais psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e outros.

Além disso, o município também dispõe das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que contam com atendimento psiquiátrico, Núcleo de Apoio e Saúde da Família (NASF), Ambulatório Municipal de Especialidade (AME), CAPS Adulto (Centro de Atenção Psicossocial), para o CAPS-AD 3 (Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas) e Unidade de Acolhimento Adulto para Dependentes Químicos de Araguaína.

Setembro Amarelo

Diversas secretarias e órgãos do município estiveram engajadas na Campanha Setembro Amarelo desde o dia 26 de agosto, promovendo capacitações para os profissionais da saúde, rodas de conversas com adolescentes, blitzen educativas e palestras em mais de 10 unidades de ensino.

A programação contou ainda com a participação da terceira idade por meio do Projeto ‘Movimento e Saúde Mental na Terceira Idade’, em que participaram mais de 100 idosos das palestras, oficinas de arteterapia, músicas e lanche.

Durante o mês nas UBSs, também foram realizadas rodas de conversas com os profissionais e a população. Espaços e prédios públicos também receberam iluminação especial na cor amarela, como o Monumento do Cristo, Fórum, Câmara Municipal e Secretaria da Saúde de Araguaína.

Diversas secretarias e órgãos estiveram engajados na campanha desde agosto

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.