Gestão municipal

Advogado e escritor, Edson Gallo é nomeado secretário do Esporte, Cultura e Lazer de Araguaína

Meta para este ano é a realização do torneio internacional de jiu-jitsu, aniversário da cidade e Natal.

Por Redação 762
Comentários (0)

03/10/2023 09h11 - Atualizado há 7 meses
Edson Gallo uma das pessoas com maior reconhecimento cultural em Araguaína e no Norte do Estado

Membro fundador da Academia de Letras de Araguaína e do Norte do Tocantins (Acalanto), o escritor, advogado, gestor cultural e servidor aposentado do Banco do Brasil, Edson Carvalho Alencar, 58 anos, mais conhecido como Edson Gallo, é o novo secretário do Esporte, Cultura e Lazer de Araguaína.

Com pós-graduações em Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Direito Ambiental, Gallo também tem MBA em gestão cultural e é uma das pessoas com maior reconhecimento na área cultural em Araguaína e no Norte do Tocantins.

Nascido em Carolina (MA), o escritor é autor e  coautor de cinco livros já venceu prêmios nacionais e estaduais de literatura, presidiu a AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) por três oportunidades e dirigiu o Sindicato dos Bancários no Tocantins, entidade que é um dos fundadores.

Ao assumir a pasta, Gallo destaca que o trabalho inicialmente vai se centrar em concluir os três grandes eventos programados para este ano: o Abu Dhabi AJP Tour, competição internacional de Jiu-jitsu, que acontece nos dias 14 e 15 de outubro; o aniversário de Araguaína, comemorado em 14 de novembro, e as festividades de Natal.

“Existe todo um planejamento bem-feito para essas três grandes realizações. Agora, vamos seguir à risca e aperfeiçoar o que for possível para que tudo seja promovido com excelência”, ponta o novo secretário.

Planos para 2024

Ao mesmo tempo, o novo secretário também já vai iniciar o planejamento para o próximo ano, com um trabalho voltado para aumentar o orçamento das áreas de cultura e esporte e, desta forma, ampliar as políticas públicas na cidade.

“Nós temos um Ministério da Cultura adepto à promoção cultural. Estamos prontos para buscar os recursos da Lei Paulo Gustavo, da Lei Aldir Blanc II e da Lei Rounet”, lembra Gallo, ao destacar que os editais para as duas primeiras leis já estão em vias de ficarem prontos.

Sobre a Lei Rouanet, Gallo ressalta que o Governo Federal descentralizou o recurso, prevendo repasses para todas as regiões do Brasil, o que poderá beneficiar Araguaína. “Vai sair daquele eixo Rio-São Paulo e haverá incentivo para o Norte, Nordeste e as demais regiões. Vamos brigar por parte dos recursos do Norte, tendo em vista que não faltam pessoas para promover cultura de qualidade em Araguaína”, salientou.

No esporte, a meta é aperfeiçoar e cuidar dos equipamentos públicos, buscar aos poucos a implementação de uma cultura esportiva integrada com a educação e parcerias com o ministério da área. “O Ministério do Esporte tem a perspectiva de ser vitaminado no ano que vem e nós temos que aproveitar o momento”, salienta.

Edson agradeceu a confiança do prefeito Wagner Rodrigues e destacou ter sido convidado no início da gestão, mas, por questões profissionais, não poderia deixar seu posto no Banco do Brasil naquele momento. Além disso, ele assegurou que o município agora terá um trabalho institucional de parceria com a Acalanto para incentivar a leitura entre os jovens.

Mudanças na Secretaria de Governo

Além do novo titular na pasta do Esporte e Cultura, o prefeito Wagner confirmou mudanças na Secretaria de Governo. A vereadora Zezé Cardoso, então secretária da pasta, e o vereador Gideon Soares, secretário-executivo, deixaram seus cargos na prefeitura e voltaram à Câmara Municipal.

No lugar deles, os também vereadores Israel da Terezona e Claudiel Santos assumem os postos na Prefeitura de Araguaína como secretário e secretário executivo respectivamente.

“Eu e Araguaína temos que agradecer a todos os que estão contribuindo com a gestão, seja diretamente, ou nos apoiando no Legislativo. O nosso time é composto de pessoas sérias que trabalham pelo melhor para Araguaína e agora estamos somando Edson Gallo no primeiro escalão”, disse o prefeito Wagner.

 O novo secretário também já vai iniciar o planejamento para o próximo ano, com um trabalho voltado para aumentar o orçamento das áreas de cultura e esporte e, desta forma, ampliar as políticas públicas na cidade

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.