Araguaína

Água escura no Rio Lontra preocupa moradores; suspeita é de esgoto sem tratamento

Por Agnaldo Araujo
Comentários (0)

09/08/2017 08h15 - Atualizado há 1 mês
Márcia Costa//AF Notícias Moradores do bairro JK, juntamente com a Associação Salve o Rio Lontra, estão preocupados com o rio que novamente está com a água apresentando uma coloração fora do normal, em Araguaína. Fotos mostram a água totalmente escura e, segundo ribeirinhos, o motivo é o esgoto não tratado que tem sido jogado constantemente no rio. Os moradores disseram que a coloração escura começou ainda no mês passado e tem piorado por causa do nível da água que reduziu neste verão. Outro fator é o mau cheiro que tem trazido desconforto para quem mora às margens do rio. Mas apesar dos problemas apresentados, crianças ainda se arriscam banhando na água escura, o que pode ocasionar algum tipo de doença. “Estamos preocupados, pois do jeito que está e sem a justiça tomar providência vamos acabar perdendo esse rio. Nosso querido Rio Lontra está acabando, sendo destruído. Todo ano morre grande quantidade de peixes por causa do esgoto que é lançado sem nenhum ou quase nenhum tratamento nos afluentes. O pior é que os órgãos competentes que deviam punir e proibir os responsáveis pela poluição faz é liberar para jogar os esgotos dentro do rio. Daqui mais alguns anos não teremos mais o Lontra”, disse a moradora Ilza Beth. Várias denúncias foram feitas ao Ministério Público Estadual sobre a poluição e contra o esgoto despejado no Rio Lontra. A Câmara de Araguaína também criou uma Comissão para investigar as causas da poluição que provocou a mortandade de centenas de peixes. Audiências foram realizadas, porém ainda não houve nenhuma solução concreta para salvar o rio. OUTRO LADO Em nota, a empresa BRK Ambiental, responsável pelo tratamento de água na cidade, afirmou que o lançamento de esgoto tratado pela Estação Neblina atende à legislação e é mantida sob constante monitoramento para garantir sua regularidade.

"Entretanto, conforme a empresa vem denunciando desde o início do ano aos órgãos ambientais, dezenas de casos já apontados de despejo de esgoto não tratado por residências e instituições, além de captações irregulares de água, às margens do Rio Lontra prejudicam não só a eficiência do trabalho de saneamento básico como impactam o curso de água antes e depois do lançamento da concessionária", disse.

A BRK Ambiental afirmou também que já alertou os órgãos responsáveis pela fiscalização e prepara a apresentação de um estudo técnico que aponta as evidências destas contribuições negativas.

Comentários (0)

Mais Notícias

Protesto

Moradores plantam pés de banana no meio de rua esburacada no norte do Estado

Moradores também reclamaram do atraso nas obras de pavimentação.

Trânsito

Acidente em rotatória mata jovem e deixa outro gravemente ferido em Palmas

Moradores reclamam que não há iluminação e a sinalização é precária na rotatória.

Notícias falsas

TSE vai anunciar medidas contra fake news após tensão entre Haddad e Bolsonaro

A semana que passou foi tensa, pois Haddad acusou Bolsonaro de estar por trás do esquema.

Concurso PM

Por requisição do MPE, PM vai apurar falhas no concurso para soldado e oficial

Cerca de 16 candidatos são acusados de fraudar as provas para o concurso da PM do Tocantins

Educação

Quase 130 professores de Araguaína ganham progressões salariais na carreira

Os educadores que subiram de nível receberão aumento em seus salários a partir de fevereiro de 2019

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes
Nosso Whatsapp
063 9 9242-8694
Nosso Email
redacao@arnaldofilho.com.br
Copyright © 2011 - 2018 AF Notícias. Todos os direitos reservados.