Educação no trânsito

Amarelinho, Vivi e Fatinha: turminha do trânsito chama a atenção de moradores em Araguaína

Personagens da Turminha do Trânsito interagiram com crianças e adultos no calçadão da Via Lago.

Por Redação 789
Comentários (0)

05/02/2024 11h06 - Atualizado há 2 meses
Mascotes do trânsito em Araguaína.

Pedestres e condutores que passaram pela Via Lago, no último sábado (03/02), em Araguaína, puderam presenciar uma mobilização diferente e divertida da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT). Os agentes apresentaram os novos mascotes, que ficarão responsáveis por trabalhar, junto às crianças, a importância de ter um trânsito mais seguro na cidade.

De acordo com a chefe do Departamento de Educação para o Trânsito da ASTT, Suziane Olímpia, os personagens da Turminha do Trânsito serão usados em ações educativas nas escolas e em diversos espaços públicos.

É uma oportunidade para as crianças aprenderem desde cedo que a responsabilidade de manter um  trânsito seguro é um dever de todos. Além disso, sabemos que os pequenos podem nos ajudar com mensagens importantes e conscientizar os adultos em casa sobre as medidas seguras a serem adotadas no trânsito”, ressaltou.
 
Turminha do Trânsito

A Turminha do Trânsito é composta por três mascotes: o Amarelinho, que representa os agentes da ASTT; a Vivi, em referência à vida; e a Fatinha, que simboliza a faixa de pedestre. Encantado, o pequeno Adriel Dias Teixeira, de 12 anos, conta que adorou todos os personagens, mas que a Fatinha o fez lembrar da importância de fazer a travessia das ruas de forma segura.

Sempre que vou atravessar a rua, eu uso a faixa de pedestre. E olhando para a Fatinha, eu lembrei que é importante olhar para os dois lados e esperar os carros pararem para atravessar”, disse Adriel.

Adultos também precisam aprender

E não foram só as crianças que apreciaram as novas mascotes. Acompanhada do esposo e dos filhos, a professora Natália da Silva, de 30 anos, adorou a iniciativa. Para ela, ensinar desde a infância sobre os cuidados e as responsabilidades de um trânsito seguro é essencial.

“A ASTT está de parabéns pela iniciativa. Como mãe e profissional da educação, posso afirmar que o ensino lúdico contribui no processo de aprendizagem das crianças e fortalece o conhecimento sobre as responsabilidades no trânsito”, disse.

Apoio das forças de segurança

A movimentação na Via Lago contou com apoio da Guarda Municipal de Araguaína (GMA), Polícia Rodoviária Federal ()RF), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas (BPMRED).

Mais uma vez, tivemos o apoio das forças de segurança de Araguaína que não mediram esforços em nos ajudar nesse novo projeto. É essa a mensagem que queremos deixar à população, que todos esses profissionais aqui presentes atuam com a missão de proporcionar uma sociedade mais segura”, destacou Suziane.

Ações nas escolas
 
A apresentação da Turminha do Trânsito marca uma nova programação de ações educativas que serão realizadas pela ASTT. Com o retorno das aulas, as mascotes também serão usadas para conscientizar o trânsito na porta das escolas.

A partir de hoje, em todas as nossas ações educativas, as nossas mascotes estarão presentes. Nos próximos dias, teremos uma programação especial nas escolas para mobilizar alunos e seus responsáveis para fortalecer ainda mais o nosso anseio por um trânsito mais seguro”, finalizou Suziane.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.