Na internet

Aos 63 anos, Araguaína ganha Museu Virtual e busca resgatar a história da cidade

Site traz recortes, fotografias, relatos e entrevistas que remontam a criação do município.

Por Redação 1.272
Comentários (0)

03/12/2021 16h29 - Atualizado há 1 mês
Home da página do Museu

Araguaína agora conta com o Museu On-line. A cidade completou 63 anos no dia 14 de novembro. O objetivo do site é resgatar a história da cidade com fotos que remontam a década de 1950, dados históricos, relatos, curiosidades e entrevistas com moradores antigos. O projeto foi desenvolvido por acadêmicos do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Ciências do Tocantins (Facit-TO).

O Museu On-line foi apresentado oficialmente aos araguainenses no último dia 25, no campus da faculdade, na presença dos alunos do curso, diretoria e convidados. “É um museu tecnológico e diferente, sem limitações geográficas, qualquer pessoa pode visitar, mesmo que ela esteja do outro lado do mundo. Basta ter um aparelho que possa se conectar à internet, abrir um navegador e acessar o site”, explicou o acadêmico Eduardo da Silva, um dos responsáveis pelo projeto.

Para o secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Zeca de Oliveira, o museu representa um avanço cultural para a cidade. “Parabéns à iniciativa dos estudantes e da faculdade em acolher a ideia. A história de um povo tem um valor imensurável. Agora teremos mais uma referência para que todos possam difundir e valorizar nossas raízes”.

A ideia

A criação do museu contou com a colaboração dos estudantes de todos os períodos do curso e com a orientação do professor da disciplina de Atividade Integradora 2.2, Edvan Ricardo Jesus, e do coordenador Cássio Cipriano.

 “Todo mundo ficou bem empolgado quando eu trouxe a proposta do museu virtual. É bem interessante ver esse resgate do passado feito pelos jovens, assim eles conhecem mais sobre a cidade em que vivem”, disse o professor Edvan.

 “Os acadêmicos mergulharam de cabeça nesse projeto. Eles pesquisaram, foram atrás e não desistiram. Hoje podem colher os frutos do esforço e todos nós poderemos acompanhar o resgate da história da cidade que escolhemos para viver”, comentou a diretora geral da Facit-TO, Ângela Maria Silva.

Acervo em evolução

O Museu On-line de Araguaína receberá contribuições constantes da população.  Os acadêmicos que alimentam a plataforma permanecem buscando novas e velhas histórias, fotografias antigas e relatos curiosos de pessoas que nasceram, cresceram e acompanharam o crescimento do município.

O trabalho não vai parar. Nossos alunos estão empolgados com a repercussão do projeto e pretendem continuar atualizando o site, trazendo sempre mais informações e recortes de cada canto da cidade”, acrescentou o coordenador Cássio.

Os interessados podem acessar o Museu On-line de Araguaína através do endereço, disponível aqui. O acesso é totalmente gratuito.

Também é possível conferir pontos de lazer locais, como o tradicional Parque das Águas, também conhecido como Jacuba, como também os novos espaços, como o Complexo Poliesportivo Beira Lago, a Via Lago, Parque Cimba, entre outros.

O Museu On-line foi apresentado oficialmente aos araguainenses no último dia 25
“O trabalho não vai parar. Nossos alunos estão empolgados com a repercussão do projeto", afirmou o coordenador Cássio Cipriano

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2022 AF Notícias. Todos os direitos reservados.