Fiscalização

Apreensão de mercadorias gera revolta em Araguaína e surpreende até o prefeito Dimas

A fiscalização foi intensificada no centro comercial da cidade.

Por Redação 5.251
Comentários (0)

13/08/2020 16h30 - Atualizado há 3 anos
Vendedor ambulante cercado por fiscais e PM

Mercadorias de vários vendedores ambulantes foram apreendidas no centro comercial de Araguaína, nesta quarta e quinta-feira, dias 12 e 13, por equipes da prefeitura que ficalizam o cumprimento dos decretos municipais que visam evitar a propagação da covid-19.

As apreensões foram filmadas por populares e os vídeos repercutiram nas redes sociais, gerando revolta e indignação. Um deles mostra um ambulante cercado por fiscais do Departamento Municipal de Posturas e pela Polícia Militar enquanto a mercadoria é recolhida.

O vendedor ainda argumenta tentando impedir a apreensão, mas sem êxito. "Eu sou honesto, não sou bandido não. Vão perseguir quem está roubando e vendendo droga", esbravejou.

Prefeito fica surpreso

A repercussão das ações foi tamanha que o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, precisou gravar um vídeo comentando a situação. Direto do aeroporto de Brasília, onde está em busca de recursos para o novo hospital de campanha, Dimas disse que ficou surpreso com a ação dos fiscais.

“Assim como muitos, me surpreendi com alguns vídeos de abordagens da fiscalização a camelôs. Não concordo com abordagens equivocadas”, frisou.

Dimas ainda disse que a ocupação dos leitos na rede pública estadual e municipal está alta e ainda não “dá para abrir indiscriminadamente todas as atividades”.

Os ambulantes foram proibidos de trabalhar no início da pandemia, assim como vários estabelecimentos foram fechados. De lá para cá, no entanto, diversos segmentos já foram reabertos, a exemplo das academias, bares, restaurantes, parques e igrejas.

PM sem máscara

Sobre a participação nas ações, a Polícia Militar disse que estava presente apenas para preservar a integridade física de todos os envolvidos, tanto dos agentes públicos quanto dos próprios cidadãos abordados.

Em uma das ações, um policial aparece sem máscara, contrariando as normas e orientações internas da PM. “Quanto a esta situação, já foram tomadas todas as providências internas cabíveis no sentido de se cumprir as determinações institucionais de combate à covid-19”, disse o Comandante do 2º BPM, Tenente- Coronel Valdeonne Dias da Silva.

O que diz a prefeitura 

Em nota, a Prefeitura de Araguaína informou que está realizando a retomada gradual da economia.

“Os ambulantes serão autorizados a retornarem quando houver maior controle da covid-19 no município. Para isso, a prefeitura segue ampliando o número de leitos exclusivos, controlando o funcionamento do comércio, desinfetando locais públicos e comunicando a população sobre medidas preventivas”, disse.

Ainda segundo a prefeitura, os produtos apreendidos pelo Departamento Municipal de Posturas e Edificações (Demupe) devido ao “desrespeito às normas de controle” podem ser reavidos em um período de cinco dias, após pagamento de multa.

Veja vídeos

Vídeo

 

Vídeo

 

Vídeo

 

Mercadoria apreendida por fiscais

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.