Capital econômica

Empresários e poder público se unem para criar ambiente de inovação e negócios em Araguaína

Cidade foi a primeira no Tocantins a apresentar um projeto de mapeamento das iniciativas tecnológicas.

Por Redação
Comentários (0)

22/08/2022 16h21 - Atualizado há 1 ano
Proposta do workshop foi permitir que os vários segmentos de mercado possam se relacionar

“Araguaína viveu uma transformação na infraestrutura da cidade e a próxima, que já estamos vivenciando, é a transformação tecnológica”. A afirmação do gestor comercial de uma empresa de software empresarial de Araguaína, Bruno Mendes, reflete o que foi o 1º Workshop Ecossistema de Inovação, realizado no último dia 18, resultado da parceria entre a Prefeitura de Araguaína e o Sebrae Tocantins.

Araguaína tornou-se a primeira cidade do Tocantins a mapear um novo ambiente de inovação que envolve o poder público municipal e a iniciativa privada, representada principalmente pelas faculdades, bancos, empresas de software e de tecnologia.

O prefeito Wagner Rodrigues exaltou a participação das empresas na criação do novo ambiente de inovação e destacou que a função da prefeitura é criar recursos para que a iniciativa privada possa aumentar seus investimentos em serviços que beneficiem os cidadãos.

“Vocês dão mais uma demonstração do que é acreditar no poder público. Somos uma das cidades mais acreditadas no país para se investir e hoje temos orgulho em proporcionar para as empresas da cidade momentos como esse para se discutir a inovação, avaliar os rumos, os erros e acertos. E nós, do poder público, queremos pavimentar esses caminhos”, destacou Wagner.

Um porto seguro para as empresas

A proposta do workshop foi permitir que os vários segmentos de mercado possam se relacionar e indicar para o município em que áreas as mudanças e novos investimentos devem acontecer. O secretário da Fazenda, Tecnologia, Ciência e Inovação, Fabiano Souza, ressaltou que empresas fortes fazem uma cidade forte.

“Queremos saber o que essas empresas estão fazendo e para onde querem ir. E o município quer exercer o papel de facilitador dessas experiências e cadeias. Queremos conhecer esse ambiente de inovação para poder então direcionar as políticas públicas no sentido de fortalecer esse ambiente, permitir que as empresas daqui se desenvolvam e novas empresas chequem na cidade”, disse Fabiano.

A primeira no Tocantins

Conforme ressaltou o gerente regional do Sebrae Tocantins, Marcus Vinícius Vieira, Araguaína sempre teve um grande potencial em inovação, com as empresas e instituições investindo frequentemente no mercado. Mas tudo isso era muito solto, cada um fazendo da sua maneira.

O mapeamento veio para consolidar todas essas iniciativas, além de uma análise sobre Araguaína para indicar qual a vocação da cidade no ambiente da inovação. E dentro deste processo, a prefeitura tem um papel fundamental, segundo Marcus.

“Araguaína saiu na frente de outras cidades nos investimentos em inovação. Esse é o primeiro projeto de mapeamento pronto entregue em todo o Tocantins, porque a prefeitura tem a visão da transformação, da necessidade de melhorar o ambiente de negócios na cidade para atrair empresas e fortalecer as já existentes aqui”, afirmou o gerente do Sebrae.

O gerente comercial Bruno Mendes considerou o workshop bastante produtivo, principalmente a partir do trabalho conjunto entre iniciativa privada e poder público. “Foi um evento extraordinário, porque a gente pôde ter uma perspectiva de como anda a tecnologia e a inovação em âmbito mundial e como isso pode ser aplicado na nossa realidade. E o que me chamou bastante atenção foi o potencial da cidade de Araguaína para isso, os projetos que já estão em andamento e como podemos unificar essas iniciativas para fortalecer o braço tecnológico da nossa cidade”, disse.

Araguaína, pioneira em inovações

Em 2019, Araguaína foi a primeira cidade do país a decretar a liberdade econômica após da publicação da Medida Provisória nº 881/2019 do Governo Federal, que estabelece normas de proteção à livre iniciativa e concede mais autonomia aos municípios nos processos de abertura de empresas.

Também foi o primeiro município do país a contratar uma startup via marco legal e o primeiro a aderir à plataforma Cidades Gov.br para aproximar o cidadão da gestão.

Outra iniciativa foi a criação de uma lei que regula quais são as fronteiras para que as empresas possam desenvolver pesquisas na área da tecnologia no município, além da implantação 5G na cidade, que está em andamento.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.