Setor Alto Bonito

Araguaína destina a 3ª UBS para atender somente pacientes com sintomas da covid-19

Pacientes cadastrados na unidade receberão atendimento em outras UBS próximas.

Por Redação 1.002
Comentários (0)

15/05/2020 08h13 - Atualizado há 3 anos
UBS José de Sousa Rezende

Araguaína contará com mais uma unidade de referência para o atendimento a covid-19 a partir da próxima segunda-feira (18). A Unidade Básica de Saúde José de Sousa Rezende, localizada à Rua São João Batista, Lote 2, Quadra 1D, no Setor Alto Bonito, passará a atender exclusivamente aos moradores com sintomas leves da doença, das 7 às 19 horas.

A UBS está passando por adaptações para a nova finalidade, por isso permanece fechada nesta sexta-feira. Com esta, já são três unidades dedicadas a este atendimento, realizado desde 19 de março nas unidades do Bairro JK e Albeny Soares, do Setor Couto Magalhães.

As duas unidades já implantadas estão atendendo a uma média diária de 100 pacientes. Considerando a demanda e também a localização, identificamos a necessidade de ampliação do atendimento”, explicou o superintendente municipal da Atenção Básica, Murilo Bastos.

Comunidade do setor

Os moradores do Setor Alto Bonito e arredores cadastrados na UBS José de Sousa Rezende receberão atendimento em outras unidades. Os pacientes em tratamento contínuo (hipertensos, diabéticos e saúde mental) podem procurar a UBS mais próxima para renovar sua receita, mediante apresentação de cópia da receita anterior. Vale destacar que a receita passou a ter validade de 180 dias a partir da data de emissão.

Gestantes com acompanhamento pré-natal já agendado devem procurar a UBS Dr. Francisco Barbosa de Brito, localizada à Rua A, esquina com Rua L, na Vila Aliança, e solicitar o reagendamento. Na mesma unidade também serão realizados os atendimentos de sonda vesical de demora, solicitação e entrega de material de paciente e acompanhamento aos pacientes de hanseníase.

Vacinação, teste do pezinho, curativos e dispensação de medicamentos podem ser solicitados em qualquer outra UBS. Os serviços de atendimento domiciliar seguem suspensos em todas as unidades devido à pandemia.

Identificando os sintomas

Febre abaixo de 38 graus, tosse, dor de garganta e coriza são considerados sintomas leves. Nestes casos, se sentir necessidade de atendimento médico, o paciente deve procurar uma dessas três UBS. Caso apresente apenas sintomas leves e não veja a necessidade de procurar assistência médica, a orientação é para ficar em casa em isolamento.

Já aquelas com febre acima dos 38 graus, tosse com ou sem catarro, dor no peito e nas costas, dores de cabeça, dificuldade de respiração e cansaço devem procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no Setor Araguaína Sul.

Rede hospitalar

Atualmente, a rede hospitalar do Município, privada e pública, tem 44 leitos exclusivos para tratamento de pacientes com covid-19, sendo 26 leitos em unidade de tratamento intensivo (UTI).

A partir do dia 20, está previsto o início das atividades da Unidade Corona Norte, no prédio da antiga UPA Vila Norte, que inicialmente contará com 15 leitos, contribuindo com o aumento de leitos para a população de 64 municípios do Tocantins.

+ UBS é adaptada para atender somente pessoas com sintomas da covid-19 em Araguaína

+ Unidade Corona Norte, com 15 leitos de UTI, utilizará cápsula que reduz tempo de internação

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.