Declaração de Barranquilla

Araguaína adere a tratado internacional com 10 metas para ações e obras sustentáveis

Assinatura foi durante o Encontro Nacional de BiodiverCidades do Brasil.

Por Redação
Comentários (0)

31/08/2022 17h51 - Atualizado há 1 ano
Prefeito Wagner assinando protocolo

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, assinou a adesão à Declaração de Barranquilla nessa terça-feira (30). O protocolo de intenção tem 10 metas para ações e obras de infraestrutura com planejamento sustentável.

A assinatura foi durante o Encontro Nacional de BiodiverCidades do Brasil, realizado em Niterói (RJ), junto com outros 17 prefeitos convidados, representantes do Banco CAF e especialistas da área ambiental.

“O ex-prefeito Ronaldo Dimas planejou a cidade para 20 anos, independente de quem fosse o prefeito. Dessa forma, seguimos implementando os projetos e conseguimos entregar, no ano passado, sete bairros. Resolvemos 100% os problemas nesses bairros com calçadas com acessibilidade, urbanização com árvores nativas, drenagem e asfalto”, afirmou Wagner.

O prefeito ainda lembrou da preocupação com a conservação na realização das obras em toda a cidade. “Foi destaque nacional a preservação do pé de pequi no meio de uma avenida, uma árvore que é símbolo no Cerrado. Acabamos com mais de 400 ligações clandestinas de esgoto nos córregos Neblina e Canindé durante a canalização para construção da Via Norte, atualmente a maior obra de infraestrutura urbana no Tocantins”, acrescentou.

Para o presidente executivo da CAF, Sergio Díaz-Granados, é fundamental o cuidado da economia junto à ecologia para o avanço das cidades. “É preciso potencializar o conceito de smart city, que não é só tecnologia, é um balanço com a natureza. 30 milhões de pessoas são afetadas com alagamentos porque há um desequilíbrio”, pontuou.

Tratado internacional

Assinaram a Declaração de Barranquilla os municípios que têm parceria com o CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina - para investimentos em infraestrutura e meio ambiente, como Araguaína, Porto Seguro, Vitória da Conquista e Ribeirão Preto.

Entre as metas estão promover ações coordenadas para a valorização, conservação e uso sustentável da biodiversidade nas cidades, aumentar esforços associados ao monitoramento da cobertura florestal, promover e criar corredores biológicos urbanos e promover a pesquisa, desenvolvimento tecnológico, transferência de tecnologia, planos e programas para a conservação da biodiversidade urbana.

Águas de Araguaína

As obras de infraestrutura e sustentabilidade em Araguaína com financiamento do CAF fazem parte do Projeto Águas de Araguaína, entre elas a construção da Via Norte, que ligará o centro da cidade a vários bairros.

Com a drenagem e pavimentação dos bairros, o projeto prevê ainda a criação de bacias de detenção da água das chuvas para evitar futuros alagamentos e vários pontos de área verde com a implantação dos parques: Nascentes do Neblina, São Miguel e Raizal, garantindo a preservação dos córregos Neblina, Jacuba e do Rio Lontra.

Obras com financiamento do CAF fazem parte do Projeto Águas de Araguaína

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.