UBS do Setor Maracanã

Araguaína amplia para três número de unidades para atendimento exclusivo à covid-19

O Hospital Municipal de Campanha atende casos de urgência e emergência

Por Redação 714
Comentários (0)

21/03/2021 09h30 - Atualizado há 3 anos
UBS do Setor Maracanã passa a atender somente casos de covid-19

A partir de segunda-feira (22), Araguaína contará com mais uma unidade básica referência para atendimento exclusivo de pacientes com suspeita de covid-19. A unidade básica de saúde Dr. Raimundo Gomes Marinho fica no Setor Maracanã e já foi preparada pela Secretaria da Saúde de Araguaína para atender a população seguindo todos os protocolos de segurança recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Com a nova unidade, o Município passa a contar com três unidades referência exclusivas para este tipo de atendimento.

“Fizemos a ampliação no número de unidades referência para a covid-19 para garantir que neste momento não haja risco de superlotação nas unidades diante do aumento de pacientes com suspeita da doença. Com o funcionamento da unidade do Maracanã, poderemos atender de forma mais ágil os moradores dos setores como Araguaína Sul, Cimba, Bairro São João e outros bairros próximos daquela região”, explicou a superintendente da Atenção Básica, Thaize Helena Eneias.

Além do cumprimento das medidas de segurança também foi reforçada a equipe de médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, farmacêuticos e auxiliares de limpeza que trabalham no local.

Outras unidades

Além da unidade localizada no Setor Maracanã, a população de Araguaína também pode buscar atendimento em caso de suspeita de covid nas unidades Albeny Soares (Setor Couto) e José de Sousa Rezende (Setor Alto Bonito). O hospital Municipal de Campanha localizado no Jardim das Flores continua atendendo casos de urgência e emergência.

A população deve procurar atendimento das unidades referência caso apresente sintomas leves como febre até 38 graus, tosse, dor de garganta, perda de paladar e olfato e coriza. O paciente passará pelo atendimento médico e será orientando sobre o isolamento social por 14 dias. Caso necessário, conforme avaliação do profissional, será realizado o teste para confirmação ou não da doença.

Quem apresentar sintomas mais graves como febre acima dos 38 graus, tosse com ou sem catarro, dor no peito e nas costas, dores de cabeça, dificuldade de respiração e cansaço deve procurar o Hospital Municipal de Campanha, localizado no Jardim das Flores.

Outros atendimentos

Os moradores do Setor Maracanã e arredores, cadastrados na UBS Dr. Raimundo Gomes Marinho, receberão atendimento em outras unidades próximas. Serviços como renovação de receitas para pessoas em tratamento contínuo (hipertensos, diabéticos e saúde mental), consultas gerais, realização de curativos,  vacinação, teste do pezinho, dispensação de medicamentos serão atendidos nas UBS Maria dos Reis, UBS Manoel Maria, UBS José Ronaldo, UBS Araguaína Sul. As gestantes com acompanhamento pré-natal já agendado ou a começar, serão atendidas pelas UBS Maria dos Reis e UBS José Ronaldo. As trocas de sondas vesicais de demora será realizado na UBS Araguaína Sul e os atendimento na Casa Terapêutica Bom Pastor, serão realizados pelos profissionais da UBS Senador Benedito.

Já os acompanhamentos como pacientes de hanseníase e tuberculose serão atendidos na UBS José Ronaldo (Setor Dom Orione).

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.