Boletim

Araguaína confirma o 2º caso do novo coronavírus em jovem que teve contato com primeiro

Foram realizados 20 testes pelo Laboratório Público do Tocantins.

Por Redação 19.185
Comentários (0)

30/03/2020 18h48 - Atualizado há 4 anos
Testes foram realizados pelo Lacen-TO

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou o 2º caso do novo coronavírus em Araguaína no boletim divulgado nesta segunda-feira (30).

O novo caso na segunda maior cidade do Estado é de um homem, de 27 anos, com histórico epidemiológico de contato com a primeira paciente confirmada, uma jovem de 26 anos, durante viagem a outros Estados.

O homem apresenta quadro clínico estável e está  sendo acompanhado pela equipe de resposta rápida da Secretaria Municipal da Saúde. Ele segue em isolamento domiciliar.

OUTRO CASAL DA VIAGEM

Outro casal que também esteve na mesma viagem teve o resultado do teste negativo. Para a infectologista Carina Feriani, “o caso se deve por existir um tempo de espera para verificar se essas pessoas adquiriram o vírus e não desenvolveram a doença imediatamente. Existe grande probabilidade também de não terem contraído o vírus, pois o casal infectado poderia estar em uma fase em que ainda não eram tão transmissores, ainda no processo de introdução do vírus. Vale a pena testar de novo”.
 
Desde o início da pandemia do coronavírus, foram notificados pelo Município 155 pessoas. Até o momento, são 2 casos positivos, 71 descartados e 84 seguem em investigação.

TOTAL DE CASOS

O Tocantins agora contabiliza 11 casos confirmados de Covid-19, sendo nove deles em Palmas e dois em Araguaína.

O Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen) realizou 20 exames para Covid-19 nesta segunda-feira e apenas uma das amostras testou positiva para a doença causada pelo novo coronavírus.

1º CASO CONFIRMADO

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a jovem de 26 anos que testou positivo para a covid-19 em Araguaína foi atendida na unidade básica de saúde no último dia 24. Ela relatou início de sintomas no dia anterior, como febre, tosse, falta de ar e dor de garganta.

A jovem estava em viagem para Maceió desde o dia 17 com o namorado, irmã do namorado e cunhado do namorado (dois casais). O retorno para Araguaína foi no dia 23, passando pelos aeroportos de Maceió, Recife, São Luiz e Imperatriz, no Maranhão, de onde seguiram de carro até a cidade.

A Vigilância Epidemiológica entrou em contato com a paciente após a confirmação do teste e ela relatou que no momento está se sentindo bem, sem nenhum sintoma e continua em isolamento domiciliar. Informou ainda não teve contato com nenhuma pessoa além das que ela estava durante a viagem.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.