Programa federal

Araguaína contrata 60 novos profissionais da saúde e amplia horário de atendimento em 9 UBS

Cidade está fazendo parte de um projeto federal, o APS do Futuro.

Por Redação 817
Comentários (0)

17/10/2023 15h11 - Atualizado há 6 meses
Foram contratados cirurgiões dentistas, auxiliares de higiene bucal, enfermeiros e médicos para reforçar as equipes de atendimento

A dona de casa Alessandra Souza dos Santos precisou agendar uma consulta odontológica para os dois filhos na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Setor Tereza Hilário (Dr. César Delgado). Em menos de 24 horas, a consulta foi marcada e realizada. “Eu cheguei aqui no dia 9 e já consegui consulta para eles no dia 10. Um atendimento muito bom”, disse a dona de casa.

A agilidade nos atendimentos faz parte do projeto “APS do Futuro”, um plano estratégico de qualificação e ampliação da Atenção Primária à Saúde, do Governo Federal, que escolheu cinco cidades do país para executar o projeto, entre elas Araguaína.

Para a secretária da Saúde, Ana Paula Abadia, a iniciativa do Ministério da Saúde vai fortalecer ainda mais a Saúde Básica do município, reduzindo filas e usando toda a estrutura física reestruturada das UBS que a cidade já tem.

“Estar entre os municípios escolhidos para participar desse projeto é com certeza um grande avanço para a Saúde de Araguaína. Também é importante destacar que o primeiro contato que o paciente recebe, quando chega na UBS, é com os profissionais que atuam na atenção primária à saúde e fortalecer esse vínculo é essencial para estarmos o mais próximo possível da população”, destacou Ana Paula.

O objetivo da Secretaria da Saúde de Araguaína é alcançar mais de 7.500 novos atendimentos mensais junto à população.

Diagnóstico positivo

Para poder desenvolver o projeto, técnicos do Ministério da Saúde estiveram na cidade em junho deste ano e fizeram um levantamento junto às UBS e as equipes, analisando todos os dados, como quantidade de consultórios, cadeiras odontológicas, equipes de Saúde da Família, equipes de Saúde Bucal, de Agentes Comunitários de Saúde, população estimada atendida por unidade, entre outros critérios. A ação buscou identificar as necessidades emergenciais e os pontos para possíveis ampliações das Equipes de Saúde da Família.

Mais profissionais

Para a implantação das novas equipes, foram contratados novos profissionais, sendo 11 enfermeiros, 13 cirurgiões dentistas, 13 auxiliares de serviço bucal, 15 assistentes administrativos e 11 médicos, que fazem parte do Programa do Mais Médicos. Todos já estão atuando.

“Com mais profissionais, cada equipe consegue assistir melhor o paciente, trazendo mais qualidade no serviço e efetividade nas ações. Estamos com a expectativa de aumentar 30% dos nossos serviços ofertados pela Atenção Primária e, com isso, gerar mais acessibilidade e benefícios à população, com agilidade nos atendimentos”, destaca a diretora técnica da Atenção Básica, Hada Karenina Henriques Dias Vaz.

Horário estendido

Outro ponto positivo é que as nove UBS que foram beneficiadas passam a atender em um novo horário. A partir de agora, moradores podem ter acesso às consultas das 7 às 19 horas.

Dona Maria Alice da Silva, de 57 anos, e o companheiro Adão da Silva, de 74 anos, aprovaram o novo atendimento. Ela compareceu à unidade para consultar e ele para renovar a receita de uso contínuo de medicamentos oferecidos pela UBS.

“Ficou muito bom esse horário. Vim até a UBS hoje pela manhã e consegui consulta para à tarde, e meu marido aproveitou para vir junto”, disse a moradora, que reside em Araguaína há mais de 40 anos.

Saiba quais são as UBS que receberam as novas equipes e que estão atuando com horário estendido:

  • UBS Setor Costa Esmeralda (Dr. Dantas)
  • UBS Setor Maracanã (Dr. Raimundo Gomes)
  • UBS Bairro São João (Avany Galdino)
  • UBS Jardim das Flores (Manoel dos Reis)
  • UBS Setor Tereza Hilário (Dr. Cezar Delgado)
  • UBS Setor Cimba (Manoel Maria)
  • UBS Setor Araguaína Sul (Araguaína Sul)
  • UBS Setor São Miguel (Palmeiras do Norte)
  • UBS Setor Parque do Lago (Lago Azul)

Profissionais motivados

A nova experiência também gera boas expectativas para os novos profissionais que compõem as equipes. “Estou muito feliz com essa carga horária, porque assim eu consigo atender a comunidade até às 19 horas, principalmente aqueles que não conseguem comparecer devido ao trabalho. Me sinto privilegiada em poder cuidar da saúde das famílias e abraçar a causa, junto da equipe”, disse a enfermeira Beatriz Araújo Maranhão, que atende na UBS Dr. César Delgado.

Governo Federal, que escolheu cinco cidades do país para executar o projeto, entre elas Araguaína

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.