Aedes Aegypti

Força-tarefa prepara megaoperação visando combater surto de dengue em Araguaína

Só nos primeiros 36 dias deste ano foram 656 notificações para dengue.

Por Redação
Comentários (0)

05/02/2022 11h11 - Atualizado há 2 anos
Número de focos do mosquito Aedes aegypti por casa em Araguaína alcançou uma marca de 8%

A Prefeitura de Araguaína está intensificando as ações para frear o crescimento da dengue, zika e chikungunya no Município. A partir desta segunda-feira (7), uma força-tarefa realizará vistorias em empresas para fiscalizar sobre acúmulo de resíduos nos pátios, que podem ser criadouros para o mosquito Aedes aegypti. A saída do grupo será às 8 horas, em frente da Vigilância Sanitária, localizada na Rua Sete de Setembro, 284, no Centro.

De acordo com o diretor de Fiscalização Ambiental, Orialle Barbosa, a intenção do Município é orientar primeiramente. “Empresários que estiveram em desacordo com as normas de saúde e meio ambiente serão intimados a resolverem o problema, com prazo, e podem ser multados caso a poluição encontrada seja desproporcional”, afirmou.

A força-tarefa é formada por equipes da Vigilância Sanitária, Fiscalização Ambiental, Vigilância Epidemiológica e BPMA (Batalhão de Polícia Militar Ambiental).
 
Ações intensificadas

No último dia 24 de janeiro, a Prefeitura deu início à Semana D de combate à Dengue com uma caminhada com mais de 200 servidores de Araguaína. A ação teve intensificação em vistorias e aplicação do fumacê, principalmente em 17 bairros com mais casos da doença. As escolas particulares que já haviam retornado às aulas receberam palestras e jogos sobre combate ao mosquito Aedes, e as unidade públicas terão programação em breve.
 
Outra medida que está sendo tomada para combate à dengue é a intensificação da fiscalização em terrenos baldios, pelas equipes de Saúde, Postura e Meio Ambiente. Caso o proprietário não realize a limpeza, será aplicada uma multa no valor de R$ 300, somada aos custos dos serviços que venham a ser executados pelo Município para realizar a limpeza do lote.
 
Alerta vermelho

De acordo com o último LIRAA (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti), que mede o número de focos do mosquito Aedes aegypti por casa, Araguaína alcançou uma marca de 8%, um valor considerado alto, já que o índice máximo aceitável pelo Ministério da Saúde é de 1%.

A porcentagem foi obtida por meio de pesquisas no último bimestre e cresceu em relação ao quarto bimestre (setembro e outubro), quando marcou 4,9%. Só nos primeiros 36 dias deste ano foram 656 notificações para dengue, sendo 12 com sinais de alerta.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.