Tecnologia

Araguaína é o 1º município do Brasil a contratar uma startup com base em nova lei

Uma startup pode ser descrita como uma empresa inovadora.

Por Redação 2.681
Comentários (0)

02/02/2022 13h17 - Atualizado há 2 anos
Contratação foi realizada com base no novo Marco Legal das Startups

Araguaína se tornou o primeiro município do Brasil a contratar uma empresa de tecnologia para prestar serviço por meio do Novo Marco Legal das Startups. A empresa Gove foi contratada por meio de um processo de licitação e será responsável por implementar um sistema de gerenciamento para integrar todas as bases de dados das secretarias municipais, fazendo um diagnóstico para otimizar as receitas e despesas da cidade.

A contratação de empresa foi possível graças à Lei Federal Complementar nº 182, que passou a vigorar em junho de 2021 e estimula a criação de empresas startups que têm como foco a inovação e facilita a atração de investimentos para o modelo de negócio. O objetivo é modernizar o ambiente de negócios brasileiro e incentivar o empreendedorismo inovador.

“Mais uma vez nós estamos saindo na frente para implementação de uma nova proposta de cidade. Araguaína está se tornando referência nacional quando se trata de cidades inteligentes e pioneira na inovação dentro do setor público. Isso significa que nós teremos uma cidade mais eficiente em relação às contas públicas e impactando na tomada de decisão dos gestores municipais”, destacou o secretário da Fazenda, Tecnologia, Ciência e Inovação, Fabiano Souza.

Gestão eficiente

A plataforma da Gove começou a ser implementada e está na primeira fase de integração das bases de dados. Ela funcionará de forma integrada aos principais sistemas da Prefeitura, cruzando informações das diversas secretarias, coletando dados e informações de fontes externas que impactam as finanças municipais, além de automatizar as análises para auxiliar os gestores no processo de tomada de decisão.

“Somente na secretaria de finanças, por exemplo, as prefeituras chegam a ter, em média, cinco sistemas que coletam e armazenam dados financeiros de maneira pouco acessível, impedindo a utilização desta informação para decisões que otimizam o orçamento municipal. Logo no primeiro mês de uso da plataforma, as secretarias já conseguem identificar as oportunidades de atuação e implementar as melhorias em suas receitas e despesas”, explicou o cofundador da Gove, Rodolfo Fiori.

Cidade inovadora

Uma startup pode ser descrita como uma empresa inovadora que tem como base principal a tecnologia, visando identificar soluções para problemas existentes no cotidiano da comunidade. Além de um grande potencial de crescimento de mercado, as startups têm a capacidade de transformar a vida da população.

Em Araguaína, já existe uma série de iniciativas voltadas à inovação tecnológica, incluindo a Lei Complementar nº 109, publicada em dezembro de 2021, que prevê a criação e o funcionamento do Sandbox Regulatório de Araguaína, transformando uma parte da cidade em uma área onde as empresas poderão testar os projetos de inovação de forma desburocratizada.

O 5G será a primeira nova tecnologia testada na recém-criada Lei Sandbox. Com isso Araguaína se torna um dos cinco primeiros municípios do Brasil a implantar a tecnologia, com instalação já no início de 2022.

Veja mais

(Felipe Maranhão/Ascom)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.