Muita chuva

Araguaína é uma das cidades onde mais choveu em todo o Brasil nos últimos meses

Todo o Tocantins está em alerta para risco de temporais.

Por Conteúdo AF Notícias 3.827
Comentários (0)

12/01/2022 16h13 - Atualizado há 2 anos
Araguaína foi destaque no Jornal Hoje como uma das cidades que mais choveu no país

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet/Climatempo) apontam que Araguaína (TO) é uma das cidades onde mais choveu nos últimos meses em todo o Brasil.

A cidade vem registrando muita chuva desde o mês de novembro do ano passado, quando acumulou 245,6 milímetros. A informação foi destaque no Jornal Hoje, da Rede Globo.

Em dezembro choveu mais que o dobro do mês anterior, 526,7 mm, e janeiro já acumula mais de 130 milímetros. Apenas nesta quarta-feira (12) choveu 25 mm, causando muitos alagamentos em vários pontos da cidade.

Todo o Tocantins está em alerta para risco de temporais e chuvas intensas até as 11 horas desta quinta-feira (13/01). A chuva pode vir acompanhada de ventos intensos (60-100 km/h) e há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O Rio Tocantins está com a maior cheia dos últimos 20 anos. Em Marabá (PA), o nível do rio chegou a 12,13 metros. As informações são do Climatempo.

A Defesa civil está monitorando 32 cidades no Tocantins. Milhares de pessoas estão desabrigadas ou desalojadas, maioria no município de São Miguel do Tocantins, na divisa com Imperatriz (MA).

Várias regiões do Brasil vêm registrando grandes volumes de chuva, ocasionando enchentes e deslizamentos de terra que desabrigaram milhares de famílias, inclusive no norte do Tocantins. Em Araguaína, a Prefeitura vem realizando obras de infraestrutura para diminuir esse impacto, por meio do Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína, que tem 30% do total executado.

Melhorias

Dentre as obras estão as canalizações dos córregos para aumentar a capacidade de volume durante as chuvas e evitar as erosões, como já feito em parte do Córrego Neblina e Canindé. Também a construção de mais cinco bacias de detenção das chuvas, igual a construída nas proximidades do Parque Cimba. Esse tipo de reservatório controla o escoamento do volume de chuva captado com um armazenamento temporário e o libera lentamente.

Muita chuva em Araguaína nos últimos meses

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.