Imunização

Araguaína tem 9 crianças internadas com Covid, sendo uma na UTI; vacinação é ampliada

Brasil já registrou mais de seis mil casos graves de covid em crianças.

Por Redação 2.667
Comentários (0)

24/01/2022 16h45 - Atualizado há 3 meses
Vacinação foi ampliada para crianças de 10 e 11 anos sem comorbidades

Araguaína ampliou a vacinação contra covid-19 para crianças em geral que tenham 10 e 11 anos sem comorbidades, e de 5 a 11 anos que são indígenas, quilombolas ou que vivem em lar com pessoas de alto risco para evolução da doença.

A vacinação de crianças começou na última sexta-feira (21). Até esta segunda-feira, estavam sendo vacinados apenas a faixa etária de 5 a 11 anos que tenham deficiência permanente ou comorbidades. Seguindo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, o próximo grupo a ser incluído na vacinação é o de crianças de 9 e 8 anos, seguido de 7 e 6 anos, e finalizando nas crianças de 5 anos.

INTERNAÇÕES

A secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia, alerta que os casos graves em crianças tiveram recente aumento em todo o Brasil. “Estamos vendo várias cidades com superlotação em leitos exclusivos para crianças com covid-19 e por isso estamos reativando e ampliando em 10 leitos clínicos a área de covid pediátrica do Hospital Municipal de Araguaína”.

Atualmente, Araguaína tem 9 crianças internadas, sendo uma na UTI, no Hospital Municipal de Araguaína, que é referência para atendimento pediátrico para toda região norte do Tocantins. Em 2020 e 2021, no Brasil foram registrados mais de seis mil casos graves de covid em crianças e dessas 308 morreram. 

NA DOSE CERTA

Antes do início da vacinação, as equipes da Saúde de Araguaína foram treinadas de acordo com a Nota Técnica nº 2/22, do Ministério da Saúde. O volume da dose aplicada nas crianças é de 0,2 ml, enquanto nos maiores de 12 anos é de 0,3 ml.

Além disso, a formulação da vacina para crianças é diferente do imunizante aplicado nos adolescentes e adultos, e os frascos das vacinas também se diferem, sendo das crianças de cor laranja e dos demais públicos de cor roxa.

ONDE TOMAR?

São sete UBS (unidades básicas de saúde) disponíveis para vacinação desse público-alvo contra covid-19. As UBS JK, Lago Azul, José Ronaldo Pereira da Costa (Dom Orione) e Dr. Dantas (Costa Esmeralda) atendem das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, e a Dr. Francisco Barbosa de Brito (Vila Aliança) atende em horário estendido, das 7 às 18 horas. Já as UBS Ponte e Novo Horizonte atendem das 7 às 13 horas. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2022 AF Notícias. Todos os direitos reservados.