Saúde física

Araguaína tem cerca de 50 locais públicos para fazer atividades físicas; veja os principais

São 29 academias ao ar livre em diversos bairros da cidade.

Por Redação 938
Comentários (0)

07/02/2022 13h28 - Atualizado há 2 anos
Praça no setor Costa Esmeralda

Araguaína possui cerca de 49 espaços para a prática de atividades físicas, desses 29 são academias ao ar livre e outros 20 são locais como quadras, praças, campos de futebol, parques e complexos. Os mais frequentados pela comunidade estão no setor Cimba, Via Lago, Lago Sul, Xixebal, Araguaína Sul, Jardim dos Ipês, JK, Jardim das Flores, Costa Esmeralda e Setor Barros.

Além desses espaços, algumas avenidas são bastante frequentadas. É o caso da Via Lago, uma avenida duplicada que possui ciclovia, pista de caminhada e acessibilidade, local agradável para andar de bicicleta, praticar corrida ou caminhar.

Ao final da Via Lago ainda é possível ter acesso às quadras e pista de skate do Ginásio Poliesportivo Pedro Quaresma.

Já o Eco Parque Cimba recebe em média 600 pessoas por dia, com duas pistas, sendo uma para ciclismo e outra para caminhada, ambas com 1,2 km de extensão, paisagismo e estacionamento. Desde 2015, o local também é escolhido para confraternizações, aniversários, piqueniques, leitura de livros, além de sedear eventos culturais, sociais e esportivos do Município.

Avenidas

Outros espaços também são muito frequentados pela população, como a Avenida Guaíba, no Setor Araguaína Sul; Avenida das Américas, no Jardim dos Ipês; Avenida Marginal Neblina, e para quem deseja treinar o condicionamento físico, a escadaria da Igreja São José Operário, no bairro JK, também é muita utilizada, localizada na Avenida Presidente Kenedy, às margens da BR-153.

Academias

As 29 academias ao ar livre em Araguaína estão em diversos bairros da cidade, entre eles: Parque Primavera Norte; no Bairro de Fátima, na Rua Anchieta; na Praça da Vila Azul, na Rua Salmão. Outro espaço para a prática esportiva fica na UBS Bairro JK, na Avenida Lontra. A Praça do Setor Costa Esmeralda, na Avenida Palmas, também possui duas academias ao ar livre instaladas.

As academias ao ar livre começaram a ser implantadas em 2016, desde lá os araguainenses têm à sua disposição equipamentos que proporcionam melhoraria da qualidade de vida. Nos aparelhos, podem ser feitos exercícios que melhorem a coordenação motora e o condicionamento físico, fortalecendo músculos e articulações; além de melhorar a autoestima e promover a integração social.

Os espaços contam com bicicletas, paralela, jogo de barras, puxador de peito e costas, simulador de caminhada, aparelho abdominal, elíptico e giro diagonal, entre outros aparelhos, incluindo para deficientes físicos, todos com pintura eletrostática, que evita a ferrugem e reduz o atrito.

Campos de futebol

Os campos de futebol do Município, além de serem abertos à comunidade, busca incentivar a prática de atividades físicas ainda na infância e adolescência.

“Trabalhamos com crianças e jovens de 6 a 17 anos, acreditamos que podemos fazer duas coisas: tirar as crianças e os jovens dos riscos e perigos noturnos e do crime, por meio do nosso projeto de escolinhas de futebol, podendo ainda revelar novos talentos na cidade”, explicou o secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Zeca de Oliveira.

Para participar, os pais podem procurar um dos núcleos de atendimento instalados nos campos de futebol do Bairro de Fátima, Setor Barros, Araguaína Sul, Novo Horizonte e Jardim das Flores, levando cópias dos documentos pessoais e do comprovante de residência. 

Benefícios e cuidados

Além de fortalecer a musculatura, praticar exercícios oferecem vários outros benefícios, como o bem-estar físico e emocional, diminui o risco de doenças cardíacas e coronariana, diminui o colesterol e a pressão alta e melhora a coordenação motora e o condicionamento físico.

(Giovanna Hermice/Ascom)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.