Compra Direta

Araguaína vai comprar cerca de 300 toneladas de alimentos por meio de chamada pública

Agricultores têm até o dia 2 de outubro para apresentar documentação.

Por Redação 613
Comentários (0)

15/09/2020 16h21 - Atualizado há 3 anos
Alimentos

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Araguaína estima adquirir cerca de 300 toneladas de alimentos pelo Programa Compra Direta, por meio de chamada pública destinada aos produtores da agricultura familiar da região.

Os produtos serão destinados a entidades socioassistenciais que atendem pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e à Fundação de Atividade Municipal Comunitária (Funamc).

Entre os alimentos que deverão ser adquiridos estão abóbora, abacaxi, banana, cheiro-verde, frango melhorado, polpa de frutas, milho verde, melancia, entre outros. Os produtos estimulam a produção dos agricultores familiares da região com a garantia da venda da produção por um preço justo.

Segundo o coordenador municipal do programa, Silas Alencar, parte deste alimento será destinada ao programa de entrega das cestas verdes promovido pela Funamc. “Antes da pandemia, o programa atendia a 103 instituições em Araguaína, entre entidades beneficentes, Funamc e escolas públicas municipais e estaduais, em complemento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Com a suspensão das aulas, estamos também destinando parte dos produtos a famílias e profissionais liberais em vulnerabilidade social durante a pandemia da covid-19”, disse.

A chamada pública estará aberta até o dia 2 de outubro, e a compra deverá ser realizada a partir do mesmo mês. Cada agricultor pode vender até R$ 6.500 em produtos por ano, representando até 50% da produção semestral.

Entre 2019 e 2020, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente adquiriu 213 toneladas de alimentos produzidos na região, incluindo além de Araguaína, outras cidades como Aragominas, Nova Olinda e Filadélfia.

Como participar

Os interessados em vender seus produtos podem apresentar a documentação necessária das 12 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, no Departamento de Agricultura da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, localizado no prédio da Prefeitura de Araguaína, na Rua 25 de Dezembro, Centro.

Para que não haja aglomeração de pessoas na secretaria, evitando assim o avanço da covid-19, as inscrições estão sendo realizadas com agendamento de horário pelo telefone (63) 99234-3338. Todos os critérios de participação e documentos necessários estão disponíveis no Diário Oficial do Município nº 2.139, do dia 10 de setembro.

(Felipe Maranhão)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.