Descaso

Assentamento está sem água há quase 30 dias após energia ser cortada em Aragominas

Quase 30 famílias vivem no local e estão passando por dificuldades.

Por Conteúdo AF Notícias 646
Comentários (0)

19/05/2022 14h10 - Atualizado há 1 mês
Caixa d'água no P.A. São Gabriel praticamente vazia.

Imagina a dificuldade de passar um dia sem água para realizar o básico dentro de uma casa, como preparar a comida e tomar banho. Agora, imagine se esse problema persistir por quase 30 dias! Essa é a realidade enfrentada por 27 famílias que moram no Projeto de Assentamento São Gabriel, no município de Aragominas, região norte do estado.

Uma moradora explicou que o motivo da falta d'água está relacionado à falta de pagamento da energia elétrica que alimenta a bomba. Por causa disso, a concessionária do serviço, Energisa, suspendeu o fornecimento de energia, a qual só será religada após o pagamento do débito.

"A gente tá sofrendo muito aqui, muita família sofrendo aqui. Uma tristeza. Aqui está sem água já tem uns 25 dias. Está uma calamidade, são 27 famílias sem água. Tem muitas famílias carentes carregando tambor de água na cabeça, de cortar o coração (sic)”, contou a moradora.

Em vídeo, outra moradora reclama que um vereador do município disse que tudo já estava resolvido, mas ela nega, mostrando o relógio de energia desligado e lacrado.

"Fiquei até surpresa [ao ser informada] que a água do assentamento São Gabriel foi paga, que tava tudo resolvido, tudo normal. Não tá pago não! A gente até tá fazendo um bingo pra pagar os talãos atrasados porque a Energisa veio aqui e cortou a energia (sic)”, desabafou.

O prefeito de Aragominas é Marcos Alexandre (Solidariedade). 

O QUE DIZ A PREFEITURA?

"A Prefeitura de Aragominas informa que a unidade consumidora nº 8/28882355 é vinculada a ASSOCIAÇÃO DOS PEQUENOS PRODUTORES RURAIS DO ASSENTAMENTO SÃO GABRIEL, pessoa jurídica de direito privado, sem nenhum vínculo direto com o município de Aragominas.

Ademais, buscando contribuir com a associação de moradores e visando solucionar o problema, o município entrou em contato com a concessionária Energisa, onde apurou – se inúmeros débitos em abertos em nome da associação, não havendo a possibilidade de o município arcar com despesas de pessoas jurídicas de direito privado de forma demasiada, visto que as referidas faturas são de responsabilidade única e exclusiva da pessoa jurídica.

Esclarecemos também que atualmente existem 02 (duas) as associações representando o citado P.A, a ASSOCIAÇÃO DOS PEQUENOS PRODUTORES RURAIS DO ASSENTAMENTO SÃO GABRIEL e a ASSOCIACAO DOS PRODUTORES RURAIS UNIDOS DO ASSENTAMENTO SAO GABRIEL, ambas regulares, ativas e devidamente inscritas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, dificultando ainda mais a intervenção do município ou a busca por soluções rápidas e práticas aos assentados.

O município de Aragominas dispõe – se para qualquer tratativa das associações, mesmo não possuindo poderes sob a unidade consumidora, permanece aberto a discussão para solucionar o problema enfrentado pelos moradores o quanto antes.

Prefeito Francisco Rodrigues (Marcos Alexandre)"

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2022 AF Notícias. Todos os direitos reservados.