Araguaína

Moradores de 16 setores serão atendidos em nova UBS por causa de reforma em unidade de saúde

Pacientes passarão a ser atendidos na UBS Dr. Francisco, que funcionará das 7 às 19 horas.

Por Redação
Comentários (0)

29/11/2023 15h09 - Atualizado há 4 meses
UBS do Setor Alto Bonito

Os atendimentos da UBS do Setor Alto Bonito (José de Souza Rezende), que será reestruturada e modernizada, serão remanejados para a UBS da Vila Aliança (Dr. Francisco) a partir da próxima segunda-feira, 4 de dezembro.

Além do Setor Alto Bonito, a UBS também é referência para parte dos moradores dos setores Carajás, Jardim Paulista, Eldorado, Vila Bragantina, Parque Bom Viver, Itaipu, Palmas, Santa Terezinha, Santa Luzia, Residencial Camargo, Tiúba, Céu Azul, Vila Nova, Vitória e Cazarotto.

Juntos, os setores somam uma população de 20 mil pacientes assistidos por quatro equipes de Saúde da Família (cada uma composta por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem e agente comunitário de Saúde) e duas equipes de Saúde Bucal (compostas por cirurgião dentista e técnico em Saúde Bucal).

Os serviços ofertados na unidade são consultas médicas, de enfermagem, odontológicas, visitas domiciliares, atividades educativas, prevenção do câncer de colo do útero (PCCU), teste do pezinho, imunização, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, avaliação antropométrica, curativos, retirada de pontos, nebulização e administração de medicamentos.

“Os servidores também serão remanejados para aumentar a capacidade de atendimento da unidade que acolherá a esses pacientes, garantindo o acesso a todos os moradores”, afirmou a superintendente da Atenção Básica, Thaize Cordeiro.

Melhorias na UBS José de Souza Rezende

Com investimento de R$ 1,1 milhão, oriundos do Tesouro Municipal, de emendas parlamentares do deputado federal Tiago Dimas e da Câmara Municipal de Vereadores, as obras contemplarão a reforma e ampliação da UBS em 227 m² e têm prazo previsto de execução para 10 meses.

A unidade passará por troca e impermeabilização do telhado, troca do forro de gesso, troca de portas, pintura geral, troca do sistema elétrico, adequação do sistema de climatização, instalações hidráulicas sanitárias e pluviais. Esquadrias deterioradas, como portas e janelas, também devem ser trocadas quando necessário.

Ainda será feita a modernização do sistema de informática da unidade e todos os consultórios terão pontos de internet para computadores e impressoras. Na área externa, as melhorias vão desde a troca do portão de acesso, plantio de grama e implantação de passeios interno e externo.

Atendimento melhor para todos

Nos últimos dois anos, a gestão municipal já entregou oito unidades básicas de saúde, sendo três novas e cinco reestruturadas e ampliadas.

Estão em andamento a construção da base do SAMU e UBS Araguaína Sul 2, a reestruturação das UBS JK, Couto Magalhães, Nova Araguaína, da sede do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e da Vigilância Sanitária.

O projeto de ampliação de outras quatro UBS já está habilitado no Sistema de Monitoramento de Obras (Sismob) do Ministério da Saúde, aguardando a captação de recursos. São elas: Palmeiras do Norte, Costa Esmeralda (Dr. Dantas), Cimba (Manoel Maria Dias de Brito) e  Maracanã (Dr. Raimundo Gomes Marinho).

UBS da Vila Aliança

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.