Retorno presencial

Movimento de mães cobra retorno das aulas presenciais e fará boicote online em Araguaína

As escolas estão cumprindo os protocolos, afirmam as mães.

Por Márcia Costa 1.001
Comentários (0)

05/05/2021 09h45 - Atualizado há 3 anos
Comunicado informa que haverá ausência de 100% dos alunos nas aulas on-line

Com o objetivo de cobrar o retorno das aulas presenciais nas escolas particulares de Araguaína, um grupo de mães está planejando um boicote às atividades online nesta quarta-feira (5). O comunicado do manifesto, que circulou nas redes sociais, afirma que as “escolas que cumprem o protocolo anti-covid podem ter aulas presenciais sim”.

As mães citam que a Prefeitura de Araguaína já iniciou o retorno gradativo das aulas presenciais na rede municipal de ensino, mas as atividades continuam de forma online nas escolas que estão submetidas ao regimento da Seduc-TO.

Elas destacam ainda que as escolas estão cumprindo rigorosamente os protocolos de segurança contra a covid-19, tais como o distanciamento entre as cadeiras, aferição de temperatura de todos os alunos e profissionais na entrada da unidade escolar, uso obrigatório de máscara e álcool em gel.  

VEJA MAIS

Conforme as mães, muitas atividades comerciais já foram flexibilizadas, e o não retorno das aulas presenciais está prejudicando os pais que precisam trabalhar. Outra preocupação é com o prejuízo às crianças que estão em fase de alfabetização.

Muitas escolas e faculdades defendem o retorno presencial. O tradicional Colégio Santa Cruz afirmou que apoia a causa das mães e está totalmente preparado para atender os protocolos necessários ao retorno das atividades presenciais.

No último dia 30 de abril, o Governo do Estado prorrogou as medidas de enfrentamento da covid-19 até o dia 14 de maio. No artigo 2º, o documento afirma que cabe à Seduc e à Unitins, em ações articuladas com a Secretaria da Saúde, adotar providências necessárias a oportunizar, em tempo e com segurança, a retomada das atividades educacionais presenciais em estabelecimentos de ensino públicos ou privados da Educação Básica e Superior.

Algumas escolas interpretaram esse artigo 2º como uma permissão para o retorno das aulas presenciais neste mês de maio, pois já existe um protocolo definido anteriormente pela Seduc e Secretaria da Saúde. Contudo, a Diretoria Regional de Educação notificou as escolas afirmando que ainda não está autorizado o retorno das aulas presenciais.

As aulas presenciais nas escolas da rede estadual estão suspensas desde o início da pandemia, em março do ano passado.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.