Alarmante

Aumento de 743% nos casos suspeitos de dengue deixa Palmas em alerta máximo

A Secretaria Municipal de Saúde informou ainda que não será decretada calamidade pública.

Por Weslene Rocha 631
Comentários (0)

31/01/2019 16h14 - Atualizado há 5 anos
Aumento preocupa autoridades em Palmas

É alarmante o número de casos suspeitos de dengue em Palmas. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, só nas três primeiras semanas do ano, foram notificados 1.316 casos suspeitos da doença, aumento de 743% em relação ao mesmo período do ano passado, com 145 notificações.

Sobre os casos de Chikungunya, durante todo o ano de 2018 foram 589 notificações, sendo 13 confirmados, e somente nas três primeiras semanas de 2019 foram 180 casos, sem nenhum caso confirmado.

Quanto aos casos de Zika, em 2018 ao total foram 725 notificações sendo 12 confirmados, já nas três primeiras semanas de 2019 foram 312 notificações, mas nenhum caso confirmado.

A adolescente Anny Beatriz Araújo de 16 anos, começou a sentir febres repentinas e dores pelo corpo na última sexta-feira (25), depois da suspeita foi diagnosticada com dengue. “Eu senti dores muito fortes nos nervos, parecia que se espalhava pelo corpo inteiro além de febre muito alta”, contou a jovem sobre o diagnóstico da situação.

Além da jovem, na mesma residência, também há outro caso de suspeita de dengue. "Minha prima de 7 anos também está com os mesmos sintomas, com manchinhas pelo corpo, fraca e com febre alta", contou Anny Beatriz.

A Secretaria Municipal de Saúde informou ainda que não será decretada calamidade pública e que trabalha com ações de prevenção e combate junto à comunidade. “Vale ressaltar que a dengue é uma doença sazonal que depende da presença do vetor Aedes e da circulação viral, e que ocorrem picos de epidemia geralmente a cada 5 anos, ou dependendo do sorotipo circulante”, afirmou a Semus.

Sobre as ações de combate, a secretaria afirmou que vem trabalhando de forma mais intensa por meio dos mutirões e têm chamado a atenção da população para o mosquito, já que o maior percentual dos focos encontrados estão dentro das residências.

"Todo o serviço público está mobilizado em conjunto para as ações intersetoriais para redução do vetor e buscando a diminuição no número de casos bem como a qualidade no atendimento aos casos suspeitos” afirmou em nota.

ASSUNTOS dengue palmas saúde

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.