Em até 20 dias

Azul confirma vistoria no aeroporto de Araguaína e Passaredo tem interesse na rota de Brasília

A vistoria é para verificar a possibilidade de a empresa voltar a operar na cidade.

Por Redação 2.283
Comentários (0)

28/06/2019 14h14 - Atualizado há 4 anos
Azul fará vistoria em até 20 dias, informou.

O deputado federal Tiago Dimas (SD) e o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, foram informados que a Azul Linhas Aéreas vai vistoriar o aeroporto da cidade em até 20 dias, como foi antecipado pelo AF Notícias.

Dimas e Tiago estiveram numa reunião com diretores da companhia, na sede da empresa, em Barueri (SP), nesta quinta-feira (27). A vistoria é para verificar a possibilidade de a empresa voltar a operar na cidade, com um voo rumo a Goiânia, em frequência de três vezes por semana.

Além disso, a Assessoria de Comunicação da Passaredo Linhas Aéreas informou que a instalação de uma rota de Araguaína com destino a Brasília está nos planos da companhia. A assessoria não deu detalhes do início desta operação, se limitando a dizer que haverá divulgação assim que houver novidade.

Segundo informação extraoficial, esse voo seria instalado a partir de setembro, mas não se sabe qualquer detalhe de quantas vezes por semana funcionaria. Hoje, a Passaredo já opera na cidade com voos a Palmas e escala para Goiânia.

Araguaína

As instalações dos novos voos, porém, dependem ainda de critérios internos das empresas. Em ofício ao deputado e ao prefeito, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que o aeroporto de Araguaína é classificado como 3C e, desta forma, tem capacidade para receber voos de quase todos os tipos de avião que operam no Brasil, incluindo Airbus, Antonov e Boeing. Esse documento foi mostrado aos executivos da Azul que se entusiasmaram com a informação.

“Nós expusemos os detalhes de como está o nosso aeroporto, apresentamos a eles que o voo com certeza terá muita demanda. Eles sabem do potencial da nossa cidade”, destacou o parlamentar, ao lembrar que a empresa foi beneficiada com uma redução de ICMS sobre o combustível que pode a chegar a 11 pontos percentuais – de 14% a 3%.

Conforme Marcelo Bento, diretor da Azul, a vistoria será feita para ver se o aeroporto atende parâmetros internos da companhia ou se haverá a necessidade de alguma adequação. “Esses critérios levam em conta a capacidade de oferecer o serviço com a qualidade desejada e nós respeitamos isso. No entanto, ficou claro nosso total interesse e vamos fazer o possível para que o novo voo se confirme”, destacou Tiago Dimas.

Paralelamente a todo esse trabalho de articulação por mais voos na cidade, a Prefeitura de Araguaína tem um projeto aprovado na SAC (Secretaria de Aviação Civil) para qualificação total do aeroporto, em um investimento de mais de R$ 50 milhões. Os últimos ajustes burocráticos estão sendo feitos para que o dinheiro seja liberado.

Sky Airlines

Também nesta quinta-feira, em Campinas (SP), o deputado federal, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico de Araguaína, Júnior Marzola, visitaram a o representantes legal no Brasil da empresa chilena Sky, Airlene Luciano de Almeida Ghelardi. A empresa já faz voos domésticos no Peru e tem planos operar internamente no Brasil. “Nós mostramos a potencialidade do Tocantins a ele a importância de Araguaína”, explicou o deputado.

Congonhas

Enquanto realiza o trabalho em prol do Tocantins e de Araguaína, o deputado Tiago Dimas vai entrar, nos próximos dias, em uma questão macro da aviação – a distribuição dos slots aeroportuários da Avianca no aeroporto de Congonhas, São Paulo.

O slot é o direito de decolar ou pousar em aeroporto congestionado. Cada slot, equivale a uma vaga por determinado período de tempo.

Pelas regras atuais, os slots da Avianca ficariam com a Gol e a Latam, concentrando ainda mais o mercado brasileiro nas companhias que dominam amplamente o setor. Juntas, elas possuem quase 70% dos voos no país.

“A distribuição dos slots da Avianca está suspensa, mas eu vou defender que seja feita da forma mais pulverizada possível, abrangendo várias empresas e diversificando o mercado. Somente assim ampliaremos a concorrência no país”, ressaltou Tiago Dimas.

Congonhas tem a quarta maior ponte aérea do mundo, rumo a Santos Dumont (aeroporto no Rio de Janeiro). “As passagens só vão baixar de verdade se tivermos muitas empresas operando”, ressaltou o parlamentar.

Reunião com o representante da Sky Airline em Campinas
Reunião com diretores da Azul Linhas Aéreas em Barueri

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.