Cidade do Coco

Babaçulândia completa 68 anos e caminha para se consolidar como Capital do Turismo

Com praia o ano todo, cidade atrai atrai pessoas de toda a região.

Por Joselita Matos 1.015
Comentários (0)

23/06/2021 18h43 - Atualizado há 2 anos
Capital do Turismo completou 68 anos

Babaçulândia comemorou nesta quarta-feira (23) 68 anos de emancipação política. Ao longo dos anos, apesar de ser uma cidade do interior, vem conquistando visibilidade por ser um município com localização privilegiada, perto de Araguaína, com praia o ano inteiro e localizado na região próxima à Serra das Mesas.

Logo cedo, para festejar o aniversário, teve alvorada às 5 horas da manhã, e às 7 horas, um Ato Profético, realizado na rua principal da cidade, seguindo todos os protocolos sanitários que o momento exige. O prefeito Franciel Brito participou das atividades.

A prefeitura decidiu não promover nenhuma festividade neste ano em razão do agravamento da pandemia em todo o estado e acatando uma recomendação do Ministério Público de Contas (MPC).

A CIDADE

Babaçulândia tem uma população de 10.666 habitantes, conforme a última estimativa do IBGE (2020), e fica numa região com belas cachoeiras e serras que atraem turistas de várias cidades e estados, já ostentando o título de Capital do Turismo do norte do Tocantins.

O município também fica próximo à Serra das Mesas e à Serra da Matança, onde se encontra um abrigo sob rocha que era utilizado pelos índios Krahô como refúgio no século XIX, entre outros pontos turísticos. Também em sua região há a Cachoeira do Jenipapo, uma atração local que refresca banhistas em qualquer época do ano.

A cidade faz limites com os municípios de Wanderlândia, Araguaína, Filadélfia e Carolina (MA).

VEJA MAIS

HISTÓRIA

A povoação de Babaçulândia começou em 1926, quando Henrique Figueiredo de Brito se instalou na margem esquerda do Rio Tocantins. O primeiro nome do povoado foi Nova Aurora do Coco, devido a quantidade de coco babaçu que havia na região, sendo depois chamada simplesmente de Coco. O município foi instalado em 1º de janeiro de 1954 ao ser desmembrado de Tocantinópolis.

Babaçulândia foi favorecida pelo crescimento de Araguaína e atrai muitos turistas da cidade para suas praias e chácaras às margens do Rio Tocantins.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.