Assembleia Legislativa

Prefeito busca apoio de deputados para alterar limite territorial entre Araguaína e Wanderlândia

Deputado Olyntho garantiu empenho e agilidade na solução do problema.

Por Redação 786
Comentários (0)

27/10/2022 10h04 - Atualizado há 1 ano
Deputados podem resolver problema e evitar que 3 mil moradores sejam prejudicados

O deputado estadual Olyntho (Republicanos) recebeu das mãos do prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, o documento que solicita da Assembleia Legislativa do Tocantins a alteração no perímetro territorial do município para evitar que parte de setores da cidade sejam incluídos no território de Wanderlândia.

O documento foi entregue na tarde desta quarta-feira (26). O prefeito estava acompanhado de uma bancada de vereadores de Araguaína.

O pedido compreende parte dos seguintes bairros: Residencial Costa Esmeralda e Parque Bom Viver, Maracanã e Morumbi. Todos pertencem a Araguaína, mas estão geograficamente dentro do município de Wanderlândia, como consta no mapa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

A situação foi identificada pelo Censo 2022 e a equipe da prefeitura de Araguaína montou uma comissão para debater o problema com o IBGE. 

Conforme o levantamento do Instituto, feito com base na legislação estadual, que define a divisão dos municípios no Tocantins, parte dos setores pertence ao município de Wanderlândia.

“Estamos disposto a contribuir com a causa. Sabemos os prejuízos que mais de 3 mil moradores desses bairros podem sofrer. Desde os atendimentos que impactariam diretamente na prestação de serviços públicos, como saúde, educação, segurança pública, iluminação pública e asfalto. Vamos trabalhar nesse sentido, buscando uma solução o mais rápido possível”, ressaltou o deputado Olyntho.

Entenda mais

Impactos econômicos

Araguaína recebe diversos repasses de recursos e convênios com a União, grande parte deles vinculados ao tamanho da população, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e os recursos do Ministério da Saúde, para auxiliar no custeio de hospitais, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), entre outros. Por isso, a perda no número de habitantes também teria impacto direto no valor desses repasses.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.