Saúde

Bebê do Pará que precisava de UTI com urgência é acolhido pela saúde pública do Tocantins

Mãe da criança não tinha como fazer a transferência.

Por Redação 17.940
Comentários (0)

06/08/2022 11h33 - Atualizado há 4 dias
Bebê do Pará está na UTI pediátrica do HGP, em Palmas.

O bebê paraense João Vitor Rodrigues Pinto, de 1 ano e sete meses, foi acolhido na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hospital Geral de Palmas (HGP) na noite desta sexta-feira (5/8). O paciente segue sob os cuidados da equipe multiprofissional e está estável.

A família do bebê é da cidade de Canaã dos Carajás (PA). Um apelo emocionante do pai da criança viralizou nas redes sociais e gerou grande comoção. João Victor foi diagnosticado com Transtornos Vasculares Agudos no intestino, uma síndrome rara. Ele passou por um procedimento cirúrgico de enterectomia, que é a retirada de um pedaço do intestino.

O bebê foi acolhido em um dos 10 novos leitos de UTI infantil da unidade hospitalar, os quais fazem parte da ampliação dos serviços, feita pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), nos últimos nove meses. 

“Nos últimos meses temos trabalhado na ampliação da oferta de leitos intensivos e já abrimos 20 leitos de UTI infantis e 81 de UTIs adultas. Isso tem jeito a diferença no acolhimento dos tocantinenses e nos permite estender a mão para nossos vizinhos e dar esperança a estes pais que estavam em um momento de desespero”, afirmou o secretário de Estado da Saúde do Tocantins, Afonso Piva.

A acolhida do Tocantins foi reconhecida pela família do bebê. A agricultora e mãe do pequeno, Marcieli Neres Pinto, ficou emocionada. “Estamos muito felizes em termos conseguido essa vaga, graças a Deus meu filho está sendo muito bem cuidado, a equipe tem sido muito atenciosa e agora seguimos em oração para que ele fique bem e possamos retornar para nossa casa”, disse a mãe do bebê.

"Não tínhamos condições de manter ele em um leito de UTI particular e esta transferência foi uma benção”, completou Marcielli.

Além dos leitos de UTI infantil, o Tocantins já abriu mais 81 leitos de UTIs adultas em todo o Estado, uma ampliação de 38,69% (de 160 para 261 leitos pelo SUS) dos serviços de terapia intensiva.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2022 AF Notícias. Todos os direitos reservados.