Luto

Bispo Dom Enemésio morre aos 71 anos em hospital de Araguaína após intensa luta contra o câncer

Ele nasceu em Siderópolis (SC) no dia 19 de dezembro de 1948.

Por Arnaldo Filho 2.495
Comentários (0)

03/02/2020 08h36 - Atualizado há 4 anos
Dom Enemésio tinha 71 anos

O Bispo Dom Enemésio Ângelo Lazzaris, 71 anos, não resistiu ao tratamento de um câncer no pâncreas e faleceu por volta das 23h30 neste domingo (2).

Ele estava internado no Hospital Dom Orione, em Araguaína, onde fazia tratamento há cerca de um ano. O quadro de saúde dela havia se agravado nos últimos dias.

Dom Enemésio era o atual bispo da Diocese de Balsas, no sul do Maranhão. Foi presidente da Comissão Pastoral da Terra (CPT), coordenador do grupo de trabalho da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) contra o tráfico de pessoas.  Fez várias denúncias contra conflitos agrários, trabalho escravo e assassinato de índios no Maranhão.  

Ele nasceu em Siderópolis (SC) no dia 19 de dezembro de 1948 e foi ordenado sacerdote orionita em 26 de julho de 1975.

Antes de ser nomeado bispo em 12 de dezembro de 2007 pelo papa Bento XVI, foi diretor da comunidade orionita e pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Araguaína.

O velório será na Igreja Catedral Sagrado Coração de Jesus, em Balsas. A cidade deve decretar luto oficial de três dias.

NOTAS DE PESAR

"Com muito pesar recebi, na manhã desta segunda-feira, dia 3, a  notícia do falecimento do bispo Dom Enemésio Ângelo Lazzaris.

Dom Enemésio Ângelo atuou em Araguaína, onde foi diretor da comunidade orionita e pároco da Igreja Sagrado Coração de Jesus. Deixa um legado de lutas e dedicação aos pobres.

Nesse momento de dor e luto, rogo a Deus para que console os corações dos amigos e párocos de Dom Enemésio Ângelo por está perda irreparável.

Mauro Carlesse

Governador do Estado do Tocantins"

_______________________________

"Dom Enemesio Angelo Lazzaris, nosso querido sacerdote orionita, foi exemplo de fé, amor, caridade e abnegação... Exerceu seu sacerdócio com dedicação e é um exemplo a ser seguido.

Agradecemos ao Pai Celestial, à Maria Santíssima e a São Luís Orione por ter nos permitido a amizade de Dom Enemesio e de tê-lo como ministro de Deus. Neste momento, as palavras são insuficientes para expressar e descrever o nosso sentimento de dor, saudade e seu trabalho de fé para os que mais precisavam.

Cremos em Deus e temos como lenitivo a esperança da ressurreição, Rogando ao Pai para que dê conforto aos familiares, especialmente às irmãs, irmãos, sobrinhos, aos amigos e fiéis, que assim como nós, sofrem a dor da despedida, mas com a certeza de que um dia nos reencontraremos no Reino de Deus.

Lázaro, Valderez e Família"

_______________________

É com imensa tristeza que o Hospital Dom Orione manifesta seu pesar pelo falecimento de Dom Enemésio Ângelo Lazzaris, na noite deste domingo, 02/02, na casa paroquial do Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Araguaína (TO). Há cerca de um ano o bispo de Balsas (MA) fazia tratamento contra um câncer, sendo acompanhado pela equipe médica do hospital.

Seu corpo será velado no Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Araguaína (TO), onde às 15h será celebrada a missa de corpo presente. Após a Santa Missa, o seu corpo seguirá para Balsas, sede de sua Diocese, onde será sepultado.

Lamentamos a perda desse grande missionário, amado e querido por todos que conviviam com eles. Aos familiares externamos nossas condolências neste momento de luto.

________________________

É com pesar que recebi a notícia do falecimento de Dom Enemésio, importante padre orionita que fez um belo trabalho por Araguaína e região durante o período em que serviu no Município. Acompanhei o trabalho da ordem orionita por Araguaína e vi o quanto contribuiu com o crescimento e o desenvolvimento da cidade e região. 

Dom Enemésio Angeli Lazzaris foi admirado por todos que o conhecia, pelo seu exemplo de fé e caridade. Rogo a Deus para que o receba em lugar de merecimento, por toda sua dedicação ao próximo durante sua vida. 

Deputado Estadual Issam Saado (PV).

Dom Enemésio foi padre em Araguaína durante vários anos

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.