Força de segurança

Bope capacita Guarda Municipal de Araguaína para uso de carabinas em patrulhamentos

A carabina dá maior precisão de tiro, principalmente a uma distância maior.

Por Redação 822
Comentários (0)

25/02/2022 14h04 - Atualizado há 2 anos
A carabina garante maior estabilidade durante uma abordagem

A GMA (Guarda Municipal de Araguaína) passou por um aperfeiçoamento com armas nesta semana. Desta vez, os guardas foram habilitados a usarem a carabina CTT40. Junto à pistola TH40, que também é fabricada pela empresa nacional Taurus, o novo armamento será usado no dia a dia de patrulhamentos ostensivos e ocorrências.

“Em comparação à pistola, a carabina dá maior precisão de tiro, principalmente a uma distância maior, e mais estabilidade durante uma abordagem. Este foi o primeiro treinamento com o uso do novo equipamento e que será integrado na rotina de capacitações. É um ganho de segurança para toda a comunidade”, explicou o comandante da GMA, Sebastião Lima.

No treinamento completo de 40 horas, aplicando ao trabalho operacional, os guardas passaram por várias modalidades de tiro, como regressão, progressão, embarcado e com baixa luminosidade. “Existe fundamento para tudo e é isso que faz a diferença na hora do atendimento à população, principalmente em uma ocorrência”, afirmou o guarda municipal William Santos.

O curso foi ministrado pelo Batalhão de Operações Especiais do Tocantins, seguindo o modelo usado pela Polícia Militar. “O grupo demonstrou bastante vontade de aprender e o aproveitamento é satisfatório”, avaliou o comandante do BOPE, Fioravan Teixeira.

A GMA

A implantação da Guarda Municipal de Araguaína teve início com o concurso público, no qual 40 candidatos foram selecionados e já passaram por treinamentos de tiro policial, de abordagem pessoal a suspeitos e criminosos, com algemação, condução e ação em viaturas e motocicletas, entre outras. Foram com 732 horas de duração, sendo 90 dias de curso em período integral, incluindo finais de semana e feriados. Já formados, os guardas estão operando na cidade desde o dia 6 de julho.

A nova força de segurança está instalada no prédio do antigo Tiro de Guerra e que também serviu como Centro de Treinamento do Sparta, no Setor Tecnorte. O local foi totalmente reconstruído pela Prefeitura, com normas exigidas pelo Exército e Polícia Federal, incluindo troca de todas as instalações, telhado e piso, e ainda recebeu construções na área externa.

Os guardas passaram por várias modalidades de tiro, como em regressão, progressão, embarcado, com baixa luminosidade
Os guardas municipais foram habilitados a usarem a arma carabina CTT40

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.