DENÚNCIA

'Não se sabe onde o dinheiro foi parar', diz cacique de aldeia sobre emenda para comprar veículo

Emenda parlamentar foi destinada à Prefeitura de Formoso do Araguaia.

Por Eduardo Azevedo 3.099
Comentários (0)

19/02/2024 16h25 - Atualizado há 2 meses
Aldeia fica localizada no município de Formoso do Araguaia

Em 2021, a Aldeia Canuanã, localizada na Ilha do Bananal, ganhou de presente uma emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil, destinada por um deputado federal do Estado do Ceará, para a aquisição de um veículo, um sonho antigo da comunidade.

O recurso foi enviado por meio da Prefeitura de Formoso do Araguaia (TO), mas o benefício nunca chegou ao seu destino. A denúncia foi feita pelo cacique José Tehybi Javaé ao AF Notícias.

De acordo com ele, a emenda foi garantida pelo deputado federal André Figueiredo (PDT), que visitou a aldeia naquele ano e se sensibilizou com as dificuldades enfrentadas por idosos e mulheres no deslocamento até a cidade de Formoso do Araguaia, em busca de atendimento de saúde. O atual prefeito do município é Heno Rodrigues da Silva (UB).

Cacique José Tehybi Javaé disse que o benefício nunca chegou na comunidade, apesar das inúmeras cobranças.

"Para nossa surpresa, no ano de 2021, o deputado direcionou o recurso para a prefeitura municipal e nos comunicou. Procuramos o prefeito, informamos o fato e ele se comprometeu a comprar o veículo e disponibilizá-lo para a comunidade Canuanã. De lá pra cá tem sido um calvário. Não se sabe onde o dinheiro foi parar. O veículo nunca chegou pra comunidade", disse o cacique José Tehybi Javaé.

Documento comprova a destinação do recurso no valor de R$ 200 mil.

Ofício enviado ao prefeito de Formoso do Araguaia, Heno Rodrigues.

De acordo com o cacique, já houve várias tentativas de resolver a questão por meio de órgãos como a Procuradoria Geral da República e a Defensoria Pública, mas que ainda não surtiram efeito. "Por fim, estamos procurando a imprensa para ver se com a repercussão do fato alguma providência seja tomada", finalizou.

O AF Notícias solicitou informações ao gabinete do deputado federal André Figueiredo, à Defensoria Pública do Estado (DPE-TO), à Procuradoria Geral da República e à Prefeitura de Formoso do Araguaia.

Em nota, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins informou que "o assistido foi atendido pelo Núcleo Especializado de Questões Étnicas e Combate ao Racismo (Nucora). Por se tratar de recurso federal, o Nucora comunicou o Ministério Público Federal (MPF) sobre o caso a fim de que a demanda seja acolhida". Os demais procurados ainda não deram retorno.

Acumulando polêmicas

O prefeito de Formoso do Araguaia, Heno Rodrigues já está envolvido em uma polêmica que rendeu inclusive sua prisão em flagrante. Ele, juntamente com o vice-prefeito Israel Borges Nunes (REP) e um servidor, foram presos no início de fevereiro por posse ilegal de arma de fogo durante uma investigação da Polícia Federal sobre o desvio de recursos públicos do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar.

A operação cumpriu 18 mandados de busca e apreensão, inclusive nas residências do prefeito e vice. A investigação também aborda a possível influência de servidores com empresários para obter vantagens ilícitas. Os crimes em questão incluem organização criminosa, peculato, corrupção ativa e passiva, entre outros, com penas que podem chegar a 62 anos de prisão.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.