Moradores relatam problemas de diarreia, vômito e coceiras na pele.
Notícias do Tocantins - Moradores da cidade de Goiatins, norte do estado, estão preocupados com as condições precárias da caixa d'água do reservatório da BRK Ambiental, que abastece toda a cidade. A caixa foi instalada há cerca de 20 anos e atualmente encontra-se furada e bastante enferrujada.
A cidade de Goiatins possui cerca de 12.500 habitantes. De acordo com os moradores, são frequentes os surtos de diarreia, vômito e problemas de pele.
“Ratos e morcegos são vistos na caixa d’agua que abastece toda a cidade. É um descaso e falta de respeito com a população, pois os surtos de diarreia, vômitos, coceiras e micoses são recorrentes, e com certeza o problema está nesta caixa d’agua. Precisamos que a empresa responsável solucione o problema, antes de acontecer uma tragédia com alguém”, disse um morador.
O vereador Josieides Soares disse que já denunciou o problema na Câmara Municipal e enviou ofício à empresa, cobrando providências urgentes. “O nosso povo está adoecendo por causa da água contaminada. Há várias pessoas com problemas estomacais”, relatou o parlamentar.
Questionada pela reportagem, a BRK informou que já está substituindo o reservatório de água localizado no setor Aeroporto, em Goiatins. E esclareceu que a qualidade da água distribuída à população do município segue os padrões de potabilidade estabelecidos pela Portaria 888/2021 do Ministério da Saúde.
“Durante a conclusão dos trabalhos, prevista para ocorrer até o dia 25 de abril, não haverá intermitência no abastecimento e o padrão de qualidade seguirá conforme as normas do Ministério da Saúde”, disse a empresa.