Babaçulândia

Capital tocantinense do turismo debate temporada de praia, eventos e ações para atrair visitantes

Babaçulândia possui uma série de atrativos turísticos, incluindo várias cachoeiras.

Por Redação 1.132
Comentários (0)

16/05/2024 11h25 - Atualizado há 1 semana
Reunião do Conselho Municipal de Turismo

Notícias do Tocantins – O Conselho Municipal de Turismo de Babaçulândia (COMTUR) já iniciou os preparativos para a organização das festividades em comemoração ao aniversário da cidade, temporada de praia e outras ações da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo do município.

O encontro ocorrido nesta quarta-feira (15/5), no prédio do Centro de Eventos Turísticos Gerson Carneiro Amorim, contou com a presença do secretário Elzi Alves, do presidente do COMTUR, Adelsimon Paz de Oliveira, e de outros membros do Conselho.

Na ocasião, Adelsimon Paz propôs uma reunião com os empresários locais e aqueles que desejam realizar investimentos na cidade para discutir ações voltadas para a geração de emprego e renda para os babaçulandenses por meio do turismo. Adelsimon se comprometeu a organizar um arrastão de limpeza nos dois principais pontos turísticos da cidade, que são a Praia do Coco e a Orla de Babaçulândia.

O secretário Elzi Alves aproveitou o momento para falar das ações do Plano de Trabalho da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo que já foram executadas e as que estão em andamento, como a manutenção e revitalização da Praia do Coco, limpeza contínua na área de banho da Orla, apoio à Associação de Voo Livre de Parapente de Babaçulândia, elaboração do projeto do Torneio de Pesca Esportiva; festividades em comemoração ao aniversário de 71 anos de emancipação política de Babaçulândia.

O município de Babaçulândia foi declarado oficialmente a Capital Tocantinense do Turismo. A lei estadual nº 4.183 foi promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa em 6 de julho de 2023.

Babaçulândia possui uma série de atrativos turísticos, incluindo várias cachoeiras (do Degrau, Reinanda, Jenipapo e Santa Bárbara), o lago da barragem da Usina de Estreito/Rio Tocantins, Mirante de Santa Bárbara, Orla da cidade, Praia do Coco, Caverna da Serra da Matança, Mirante da TO-010 e da Pedra Furada, Caverna Vão da Zoada, Fenda da Volta Grande e Gruta de Santa Bárbara.

A cidade também possui bons hotéis e pousadas para hospedagem, além de diversos bares e restaurantes na beira da orla. O município é administrado atualmente pelo prefeito Franciel Brito.

Confira aqui todas as informações turísticas da cidade.

Babaçulândia surgiu às margens do rio Tocantins, em junho de 1926, quando Henrique Brito fixou-se no local com um pequeno estabelecimento comercial. Sob a influência do babaçu, nativo e inesgotável, iniciava-se o povoamento que recebeu o nome de 'Nova Aurora do Coco', que assinalava o esplendor da fonte de riqueza do Babaçual.

Em 1933, o povoado tornou-se distrito de Boa Vista, atual Tocantinópolis. Em 1938, o distrito recebeu o nome de 'Babaçulândia', terra do babaçu, em razão da abundância do fruto na região. Em 1953, o município foi desmembrado de Tocantinópolis e instalado em 1º de janeiro de 1954.

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo tem realizado várias ações.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.