Gurupi

Centenas de idosos se aglomeram em ponto de vacinação; secretário da Saúde deixa cargo

O Ministério Público cobrou medidas a fim de organizar a vacinação.

Por Redação 1.274
Comentários (0)

25/03/2021 14h46 - Atualizado há 3 anos
Aglomeração de idosos em ponto de vacinação em Gurupi

Um dos pontos de vacinação contra a covid-19 em Gurupi, sul do Tocantins, teve aglomeração com centenas de idosos, além de uma enorme fila de carros, na manhã desta quinta-feira (25). O secretário municipal da Saúde, Zander Luis Guimarães Nascimento, pediu exoneração do cargo no pior momento da pandemia. 

O secretário de Administração, Valdeci Alves Rocha Júnior, foi designado pela prefeita Josi Nunes para responder interinamente pela Saúde. 

A 6ª Promotoria de Justiça de Gurupi já expediu uma recomendação à prefeita e ao secretário para que promovam medidas a fim de organizar a vacinação.

No documento, encaminhado na manhã desta quinta, o promotor Marcelo Lima Nunes orienta que os gestores verifiquem a possibilidade de implementação do sistema de agendamento de local, data e horário de vacinação, para que haja um melhor fluxo de pessoas nos locais de vacinação, como forma de prevenir a disseminação do novo coronavírus. 

Além disso, a recomendação dispõe que sejam incluídos, na atual fase, os cuidadores de idosos acamados, com limitações graves (como Alzheimer avançado) e de idosos com mais de 74 anos, devendo ser limitada a vacinação a um cuidador por idoso, priorizando-se os assistidos de mais idades. 

O MPTO ainda sugere a realização de mutirões de vacinação nos finais de semana, além da ampliação dos pontos de vacinação, mantendo horários estendidos de funcionamento dos postos; realização de mapeamento da população, por área, que se enquadra nos grupos prioritários, e realização de vacinação na modalidade drive-thur e salas itinerantes. 

Cronograma

Nesta quinta (25), e sexta-feira (26), entre 8h e 17h, estão previstos para serem vacinados idosos de 75 a 79 anos, na UBS Sol Nascente. Nos mesmos dias e horários, a vacinação para idosos de 70 a 74 anos acontece na Praça do Centro de Convenções Mauro Cunha. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.