Araguaína

Centro de Reabilitação realizou mais de 30 mil atendimentos em menos de dois anos

O CER é referência para toda a região norte do Brasil.

Por Redação
Comentários (0)

25/10/2021 11h21 - Atualizado há 2 anos
Prédio do Centro Especializado em Reabilitação de pacientes

O CER (Centro Especializado em Reabilitação) de Araguaína atende gratuitamente pacientes em habilitação e reabilitação com deficiências física, auditiva, intelectual e visual. Desde maio de 2020, já foram realizados mais de 30 mil procedimentos. A unidade funciona em parceria com o Hospital de Amor e fica localizada entre os residenciais Lago Azul e Cidade Nova.

“Nós atendemos as quatro modalidades para cada delas têm uma equipe multidisciplinar com terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, assistente social, equipe de enfermagem, fonoaudiologia, além dos médicos especialistas”, explicou a supervisora administrativa do CER, Giovanna Andruccioli.

Dados da Secretaria Municipal da Saúde apontam que 22% da população do estado sofrem de algum tipo de deficiência. Em Araguaína, a estimativa é de 24%, o que corresponde a aproximadamente 40 mil pessoas. O CER é referência para toda a região norte do Brasil e atende pacientes de 64 municípios.

“É fundamental esse papel exercido pelo CER que consegue impactar diretamente na saúde e vida das pessoas. Deixo aqui também o convite aos outros municípios a utilizarem e conhecerem o trabalho da unidade”, afirmou o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (Solidariedade).
 
Atendimento

Na unidade, mais de 1.200 pacientes foram atendidos e só no último mês de setembro, seis mil procedimentos foram realizados. Para ter acesso aos serviços, é necessário passar por uma unidade básica de saúde, do local o paciente é encaminhado para o CER.

Atualmente, 500 pessoas estão recebendo tratamento especializado. A Maria Eduarda faz parte desse grupo. Ela foi vítima de um grave acidente de trânsito, em que perdeu o movimento das pernas e teve dificuldades para falar, foi no CER que a vida dela começou a mudar.

“Estou muito alegre, eles estão me ajudando muito, cheguei de cadeira de rodas, depois fui para o andador e aprendi a andar praticamente aqui. Agradeço ao CER e à Deus por estar me recuperando!”, explicou a paciente.
 
Suporte covid-19

Desde abril, o CER oferece tratamento para as pessoas que desenvolveram sequelas após a covid-19, sejam elas neurológicas, pulmonares, físicas, no olfato ou alterações visuais. O atendimento também é iniciado na UBS (unidade básica de saúde), os pacientes são triados por um profissional que avalia as necessidades do paciente.

“Os casos leves seguem em teleatendimento, os moderados e graves são agendadas consultas presenciais, onde o paciente passa pela nossa equipe multidisciplinar, em seguida, são avaliadas as sequelas e dependendo do caso, também pode ser encaminhado para equipe médica”, explicou o Tiago Vieira, diretor técnico do CER.

Nessa área, 11 pacientes estão recebendo suporte e o estudante Eduardo Henrique, de 16 anos, é um deles. Ele ficou internado mais de 40 dias na UTI covid-19, após receber alta desenvolveu sequelas físicas e emocionais e desde fevereiro está se recuperando na unidade. “Eu não andava, quando saí do hospital estava de cadeira de rodas e bem magrinho, graças às reabilitações do CER estou melhor e mais forte”, afirmou Eduardo.

Eduardo Henrique ficou com sequela após a covid-19 e tem realizado tratamento na unidade
"Estou muito alegre, eles estão me ajudando muito", afirma paciente

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.