Prazo está perto do fim!

Cerca de 17.500 moradores de Araguaína podem não ser contabilizados pelo Censo 2022

Visita pode ser agendada pelo WhatsApp (63) 3414-7240.

Por Redação
Comentários (0)

04/01/2023 16h24 - Atualizado há 1 ano
Repasses governamentais dependem diretamente da quantidade de habitantes

Moradores de 4.499 residências de Araguaína ainda não responderam ao formulário dos pesquisadores do Censo 2022 porque não foram localizados nos imóveis e de 1.344 casas se recusaram a receber os recenseadores, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Levando em conta a média de três moradores por domicílio, estipulada pelo IBGE, há uma estimativa de que 17.529 moradores ainda não responderam à pesquisa.
 
O prefeito Wagner Rodrigues reforçou a importância dos cidadãos araguainenses receberem os recenseadores e responderem corretamente às perguntas.

“As políticas públicas do município são elaboradas em cima do total de habitantes e os repasses governamentais também estão diretamente vinculados a isso. Precisamos que nossa população receba os pesquisadores e responda fielmente às perguntas para que nossa cidade possa continuar crescendo com equilíbrio e justiça”, pediu o prefeito.
 
O prazo está acabando

De acordo com o coordenador censitário do IBGE em Araguaína, Marcos Dione Cardoso dos Santos, a previsão é que o censo seja finalizado na cidade em janeiro, mas pode ser prorrogado, no máximo, até fevereiro, dependendo da necessidade.

“A cidade foi dividida por regiões e o trabalho está sendo feito por 156 recenseadores que estão visitando casa por casa. Os entrevistadores estão devidamente identificados e a entrevista pode durar cerca de 25 minutos”, afirmou.

Quem ainda não respondeu à pesquisa

Os moradores que ainda não receberam a visita de um recenseador podem entrar em contato com o IBGE, apenas por Whatsapp, no número (63) 3414-7240. Durante o contato, o órgão solicita que a pessoa informe o nome completo e o endereço completo para que os pesquisadores façam a verificação para identificar o domicílio. Uma nova visita poderá ser agendada ou a entrevista poderá acontecer pelo próprio Whatsapp.

As visitas são realizadas a partir das 8 horas. Para conseguir encontrar moradores em casa, algumas dessas visitas do Censo 2022 poderão ser realizadas após as 18 horas e também aos sábados e domingos, incluindo feriados. Em alguns casos, quando o morador não está na residência, o recenseador deixa na caixa dos correios um bilhete com um número de telefone para que o morador entre em contato e agende a visita.

Números do Censo 2022

O IBGE estipulou uma total de 64.847 domicílios em Araguaína e, destes, a estimativa é que 56.046 estejam ocupados. Até o momento, 62.936 já foram visitados e os recenseadores fizeram a pesquisa presencial em 55.078 residências ocupadas; 9.506 casas estavam desocupadas e 3.015 residências foram consideradas ocasionais, quando ocupadas periodicamente por pessoas que moram na zona rural ou em outros municípios. O IBGE informou que fará uma revisão nas casas desocupadas e ocasionais nas próximas semanas para certificar sobre a presença dos moradores.

De acordo com um levantamento prévio do IBGE, Araguaína possui 186.867 habitantes. Desde o dia 1º de agosto de 2022, os moradores da cidade estão recebendo a visita dos recenseadores para a coleta de informações do Censo 2022.

Como identificar o pesquisador

O IBGE orienta que os moradores fiquem atentos às características para identificar recenseadores. Os profissionais estarão com colete e boné do IBGE de cor azul e crachá com foto. Além disso, todos os pesquisadores terão em mãos um dispositivo móvel de capa azul, semelhante a um celular, para registro das informações. O cidadão também pode solicitar do recenseador o registro junto ao IBGE, que é feito por meio de um QR Code no crachá do profissional.

Apoio da prefeitura

Para apoiar o trabalho do IBGE, a Prefeitura de Araguaína colocou à disposição a estrutura de tecnologia existente na cidade para garantir que toda a população seja devidamente registrada pelo censo. Um exemplo é o cruzamento dos dados dos imóveis coletados pelo IBGE com o SIGA (Sistema de Informações Geográficas de Araguaína), além de fazer o cruzamento das informações dos cidadãos cadastradas nas unidades básicas de saúde.

O que é o Censo

O Censo Demográfico tem por objetivo contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros, produzindo informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos.

A investigação nos domicílios inclui além dos quesitos presentes no questionário básico, outros mais detalhados, bem como quesitos sobre temas específicos: características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.